Os Desafios da Gestão de Pessoas nas Empresas Familiares

Uma empresa familiar pode ser definida como um negócio em que uma família tem propriedade e/ou o controle significativo sobre a gestão, podendo ser de capital fechado ou aberto, dependendo do seu nível de evolução.
Tem como uma de suas principais características a centralização do processo decisório nas mãos do fundador e a participação de membros da família no quadro organizacional, o que, muitas vezes, interfere negativamente no processo de gestão, pois os interesses familiares são sobrepostos aos interesses empresariais, tornando o processo pouco transparente e baseado em relações de confiança em detrimento da competência profissional.
Justamente por essas características um dos processos mais difíceis de serem implantados com efetividade é o de gestão de pessoas. Por apresentar alta complexidade e caráter sistêmico, a administração de recursos humanos é extremamente sensível à mentalidade e cultura que predominam na organização.
Muitas empresas familiares ainda trabalham sob o paradigma da administração de pessoal, executando apenas funções relacionadas à contratação, demissão e folha de pagamento, e cuidando de procedimentos trabalhistas.
Mas o que é preciso fazer para a uma organização familiar dar um salto em termos de agregação de valor nessa área?
Basicamente, é preciso executar uma mudança estrutural. A área de Recursos Humanos precisa incorporar os processos abaixo relacionadas para agregar valor à organização:
- Processos de agregar pessoas: são os processos utilizados para incluir novas pessoas na empresa. São as funções de recrutamento e seleção de pessoas.
- Processos de aplicar pessoas: são os processos utilizados para desenhar as atividades que as pessoas irão realizar na empresa. São as funções de descrição e análise de cargos.
- Processos de recompensar pessoas: são os processos utilizados para incentivar as pessoas e satisfazer suas necessidades individuais mais elevadas. São as funções responsáveis pelas recompensas e remuneração de funcionários.
- Processos de desenvolver pessoas: são os processos utilizados para capacitar e incrementar o desenvolvimento profissional e pessoal dos funcionários. São as ações de treinamento e desenvolvimento de pessoas.
- Processo de manter pessoas: são os processos utilizados para criar condições ambientais e psicológicas satisfatórias para as atividades das pessoas (higiene e segurança no trabalho, clima e cultura organizacionais).
- Processos de monitorar pessoas: são os processos utilizados para acompanhar e controlar as atividades das pessoas e verificar resultados. São os processos de avaliação de desenvolvimento e de comunicação entre a empresa e funcionário.
Mas isso não é suficiente. Essa mudança estrutural deve ser sustentada por uma mudança cultural, em que novas crenças, valores e políticas de gestão de pessoas sejam instituídas e compartilhadas, alinhando o RH às necessidades estratégicas do negócio.
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