Os Desafios da Gestão de Pessoas nas Empresas Familiares - Cepecaf

Cepecaf - Centro de Pesquisa e Capacitação do Agronegócio Familiar

(16) 3209-7259 | (16) 99975-0502
Cepecaf - Centro de Pesquisa e Capacitação do Agronegócio Familiar

Blog

Os Desafios da Gestão de Pessoas nas Empresas Familiares

Uma empresa familiar pode ser definida como um negócio em que uma família tem propriedade e/ou o controle significativo sobre a gestão, podendo ser de capital fechado ou aberto, dependendo do seu nível de evolução.

Tem como uma de suas principais características a centralização do processo decisório nas mãos do fundador e a participação de membros da família no quadro organizacional, o que, muitas vezes, interfere negativamente no processo de gestão, pois os interesses familiares são sobrepostos aos interesses empresariais, tornando o processo pouco transparente e baseado em relações de confiança em detrimento da competência profissional.

Justamente por essas características um dos processos mais difíceis de serem implantados com efetividade é o de gestão de pessoas. Por apresentar alta complexidade e caráter sistêmico, a administração de recursos humanos é extremamente sensível à mentalidade e cultura que predominam na organização.

Muitas empresas familiares ainda trabalham sob o paradigma da administração de pessoal, executando apenas funções relacionadas à contratação, demissão e folha de pagamento, e cuidando de procedimentos trabalhistas.

Mas o que é preciso fazer para a uma organização familiar dar um salto em termos de agregação de valor nessa área?

Basicamente, é preciso executar uma mudança estrutural. A área de Recursos Humanos precisa incorporar os processos abaixo relacionadas para agregar valor à organização:

  1. Processos de agregar pessoas: são os processos utilizados para incluir novas pessoas na empresa. São as funções de recrutamento e seleção de pessoas.
  2. Processos de aplicar pessoas: são os processos utilizados para desenhar as atividades que as pessoas irão realizar na empresa. São as funções de descrição e análise de cargos.
  3. Processos de recompensar pessoas: são os processos utilizados para incentivar as pessoas e satisfazer suas necessidades individuais mais elevadas. São as funções responsáveis pelas recompensas e remuneração de funcionários.
  4. Processos de desenvolver pessoas: são os processos utilizados para capacitar e incrementar o desenvolvimento profissional e pessoal dos funcionários. São as ações de treinamento e desenvolvimento de pessoas.
  5. Processo de manter pessoas: são os processos utilizados para criar condições ambientais e psicológicas satisfatórias para as atividades das pessoas (higiene e segurança no trabalho, clima e cultura organizacionais).
  6. Processos de monitorar pessoas: são os processos utilizados para acompanhar e controlar as atividades das pessoas e verificar resultados. São os processos de avaliação de desenvolvimento e de comunicação entre a empresa e funcionário.

Mas isso não é suficiente. Essa mudança estrutural deve ser sustentada por uma mudança cultural, em que novas crenças, valores e políticas de gestão de pessoas sejam instituídas e compartilhadas, alinhando o RH às necessidades estratégicas do negócio.

 

Gostou do texto? Curta.

O texto foi útil? Compartilhe!

 

Compartilhe esse artigo

SOBRE O CEPECAF

O CEPECAF – Centro de Pesquisa e Capacitação da Empresa Familiar tem como propósito dar visibilidade a um tipo de organização de extrema importância econômica e relevância social em nível mundial: a empresa familiar.

O CEPECAF nasceu na FCAV-UNESP, campus Jaboticabal – SP, sob a coordenação geral da Profa. Dra. Lesley Carina do Lago Attadia Galli, docente e pesquisadora da instituição. Atualmente, o grupo vem ampliando sua abrangência, englobando estudantes e pesquisadores de outras universidades brasileiras e do exterior.

A presença do CEPECAF em uma plataforma digital é uma conquista muito importante na medida em que aproxima ainda mais o grupo da comunidade, por meio da articulação de diferentes mecanismos de comunicação e interação junto ao nosso público-alvo.

Certificado pelo CNPq, o CEPECAF realiza diversas de atividades de ensino, pesquisa e extensão, esperando contribuir de maneira efetiva para o desenvolvimento e sustentabilidade das empresas familiares.

Cepecaf - Centro de Pesquisa e Capacitação do Agronegócio Familiar


    Endereço

    UNESP
    Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias - FCAV - campus Jaboticabal
    Departamento de Economia, Administração e Educação - DEAE

    Telefone

    (16) 3209-7259

    (16) 99975-0502

    Email

    contato@cepecaf.com.br