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Desafios do Novo Normal – Trabalho em Equipe

Nenhum homem é uma ilha, completo em si próprio; cada ser humano é uma parte do continente, uma parte de um todo.” A frase de John Donne tem grande significado no mundo corporativo.

Sim nós não somos uma ilha, temos em nossa constituição mais profunda a necessidade de vivermos em grupo e isso é uma verdade já validada por estudiosos e especialistas da história da humanidade e do comportamento humano.

Nesse “Novo Normal” está mais latente ainda essas necessidades, no entanto essa nova percepção de quem eu sou e do que preciso, traz consigo o grande desafio que é gerir personalidades, talentos, valores e interesses. Traduzindo para o mundo empresarial o que era necessário agora vira fundamental.

Mais fundamental do que em qualquer outra época, olhar o ser humano de forma completa se torna o diferencial para a construção de resultados dentro de uma empresa. Você pode estar pensando, mais Lara desculpa, isso parece coisa de filme ou dos grandes Unicórnios – startups bilionárias ou das empresas multinacionais. Desculpa não, lembre-se, como já dissemos aqui, empresas são compostas por pessoas, sendo assim não importa seu tamanho, ou onde se localiza, se você tem 01  ou 1.000 funcionários, continuam sendo pessoas e com suas necessidades. Portanto não há por que você achar que esse artigo não é para você.

O “Novo Normal” traz consigo uma mudança drástica de como nos relacionamos e como  priorizamos nossas necessidades, sendo assim o que antes era irrelevante agora se tornou relevante e fundamental na vida das pessoas, ou seja eu como gestor, empresário e ou líder, preciso ressignificar a minha visão das pessoas e de suas necessidades.

Pensando nisso, hoje iremos juntos refletir sobre como me reposicionar na gestão e construção de equipe de alta performance e que gerem resultados acima do esperado.

Quero iniciar trazendo o significado da palavra trabalho em equipe (gosto muito dessa definição) que é:

ESFORÇO ….. Esforço de um grupo ou sociedade que em conjunto, visa a Solução de um problema.  Porque gosto dessa definição, porque ela começa com a palavra Esforço, ou seja, não é fácil, não é simples, é um trabalho diário e contínuo na busca pelo equilíbrio, pela percepção do outro, pelo respeito as diferenças. Sim… por isso esforço.

Acredito que toda e qualquer cultura organizacional, começa sempre de cima para baixo, ou seja, o Topo da cadeia (empresário = líder = colaboradores = a comportamento), sim desculpa, mas é sua a responsabilidade do olhar que norteia e gera comportamentos em sua empresa, em sua equipe como um todo.

Então comece refletindo sobre: (faça esse exercício, pegue papel e caneta) Como eu vejo as pessoas? Como eu lido com meus relacionamentos pessoais? Qual a qualidade dos relacionamentos que construo? O que as pessoas dizem sobre mim? Como elas me veem? O que considero importante nos relacionamentos? Quais os valores que são importantes para mim?

Sim, pode parecer loucura, mais vai pôr eu, é real é palpável, ou seja, antes de apontar o dedo aos defeitos, aos conflitos, as personalidades difíceis dos outros, comece com o seus sentimentos, com o seu equilíbrio.

Se não enxerga isso, como irá desenvolver uma equipe que alcance os resultados desejados por você?

Poderia falar sobre 07 passos para uma equipe de sucesso, mas não há mudança que não comece de cima, e só começa de cima se eu como líder, empresário ou gestor me auto avalio. Que eu faça os ajustes necessários e que a partir daí comece a construir no outro as mudanças necessárias, para que juntos caminhemos e alcancemos os resultados esperados.

Após essa fase você será capaz de construir no outro, sonhos compartilhados, objetivos, metas palpáveis e reais à todos, e que gerarem  um ambiente harmônico, proporcionando uma comunicação fluida onde as diferenças serão respeitadas, onde a pro atividade será comum em tudo e em todos , onde a flexibilidade e empatia serão diferenciais de comportamento, e o fazer “mais, melhor e em menos tempo” se tornarão comum a todos.

Minha dica para você que quer uma equipe de alta performance, comece por você.

Não consegue sozinho, procure um especialista, minha sugestão é: procure um Coach ou um mentor, eles te ajudarão a construir esse olhar e essa equipe a partir de você.

Eu faço o que você não pode, e você faz o que eu não posso, juntos podemos fazer grandes coisas”.

Madre Teresa de Calcutá

 

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SOBRE O CEPECAF

O CEPECAF – Centro de Pesquisa e Capacitação da Empresa Familiar tem como propósito dar visibilidade a um tipo de organização de extrema importância econômica e relevância social em nível mundial: a empresa familiar.

O CEPECAF nasceu na FCAV-UNESP, campus Jaboticabal – SP, sob a coordenação geral da Profa. Dra. Lesley Carina do Lago Attadia Galli, docente e pesquisadora da instituição. Atualmente, o grupo vem ampliando sua abrangência, englobando estudantes e pesquisadores de outras universidades brasileiras e do exterior.

A presença do CEPECAF em uma plataforma digital é uma conquista muito importante na medida em que aproxima ainda mais o grupo da comunidade, por meio da articulação de diferentes mecanismos de comunicação e interação junto ao nosso público-alvo.

Certificado pelo CNPq, o CEPECAF realiza diversas de atividades de ensino, pesquisa e extensão, esperando contribuir de maneira efetiva para o desenvolvimento e sustentabilidade das empresas familiares.

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