Redes de Apoio ao Empreendedorismo Feminino - Cepecaf

Cepecaf - Centro de Pesquisa e Capacitação do Agronegócio Familiar

(16) 3209-7259 | (16) 99975-0502
Cepecaf - Centro de Pesquisa e Capacitação do Agronegócio Familiar

Blog

Redes de Apoio ao Empreendedorismo Feminino

Desde os meus tempos de doutorado venho estudando as redes organizacionais, talvez por admirar a força que a cooperação tem para auxiliar os empreendimentos a serem competitivos, sobretudo os pequenos negócios. Essa admiração, somada à dois momentos da minha vida acadêmica me inspiraram a querer conhecer mais de perto o contexto de redes aplicado ao empreendedorismo feminino.

O primeiro foi uma pesquisa realizada junto à Associações de Mulheres de Negócios do Paraná e o segundo foi a oportunidade de assistir uma palestra da Ana Fontes, presidente da Rede Mulher Empreendedora, que é a maior rede de apoio ao empreendedorismo feminino no Brasil.

Em Uberlândia, cidade onde moro, faço parte do Uberhub Mulher, que é uma rede de apoio a empreendedoras, como foco em negócios ligados à tecnologia. A rede faz parte do Uberhub – ecossistema de inovação de Uberlândia. Lembro que o processo de formação da rede não foi fácil, pessoas não queriam sequer ouvir a nossa proposta e outros indagavam: Mas porque uma rede voltada para mulheres se já temos uma rede mais ampla? Mas, vencemos.

E por que então criar redes de apoio ao empreendedorismo feminino? Porque empreender para as mulheres é um processo bastante desafiador onde há um acumulo de funções (profissionais e familiares) e jornadas de trabalho, representando uma trajetória muitas vezes carregada de sentimento de culpa, e nem sempre apoiada pela família.  O apoio de uma rede implica em: sensibilizar as mulheres que elas são capazes de superar medos e barreiras mentais; passar informações e fornecer capacitação; ajudá-las a obter o apoio dos familiares; facilitar a construção de redes de contato por meio da interação entre as participantes das redes – gerando ganhos profissionais e pessoais e facilitando a construção de confiança para, por exemplo, realizar ações conjuntas e auxiliar no acesso a canais para obtenção de recursos financeiros.

A mulher que empreende pode mudar a sua realidade, a realidade de sua família e de seu entorno. E atuar e receber apoio de redes de empreendedoras significa ajudar essas mulheres a terem não só independência financeira, mas também a ter poder para decidir a respeito dos seus negócios e também de muitos aspectos de suas vidas.

Mulheres: Uni-vos!

 

Gostou do texto? Curta!

O conteúdo foi útil? Compartilhe.

 

Compartilhe esse artigo

SOBRE O CEPECAF

O CEPECAF – Centro de Pesquisa e Capacitação da Empresa Familiar tem como propósito dar visibilidade a um tipo de organização de extrema importância econômica e relevância social em nível mundial: a empresa familiar.

O CEPECAF nasceu na FCAV-UNESP, campus Jaboticabal – SP, sob a coordenação geral da Profa. Dra. Lesley Carina do Lago Attadia Galli, docente e pesquisadora da instituição. Atualmente, o grupo vem ampliando sua abrangência, englobando estudantes e pesquisadores de outras universidades brasileiras e do exterior.

A presença do CEPECAF em uma plataforma digital é uma conquista muito importante na medida em que aproxima ainda mais o grupo da comunidade, por meio da articulação de diferentes mecanismos de comunicação e interação junto ao nosso público-alvo.

Certificado pelo CNPq, o CEPECAF realiza diversas de atividades de ensino, pesquisa e extensão, esperando contribuir de maneira efetiva para o desenvolvimento e sustentabilidade das empresas familiares.

Cepecaf - Centro de Pesquisa e Capacitação do Agronegócio Familiar


    Endereço

    UNESP
    Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias - FCAV - campus Jaboticabal
    Departamento de Economia, Administração e Educação - DEAE

    Telefone

    (16) 3209-7259

    (16) 99975-0502

    Email

    contato@cepecaf.com.br