A onda derrubou tudo? - Cepecaf

Cepecaf - Centro de Pesquisa e Capacitação do Agronegócio Familiar

(16) 3209-7259 | (16) 99975-0502
Cepecaf - Centro de Pesquisa e Capacitação do Agronegócio Familiar

Blog

A onda derrubou tudo?

No início de 2020, a perspectiva brasileira era boa. Após apresentar um crescimento tímido do Produto Interno Bruto (PIB) de 1,1%, em 2019, o mercado projetava, de acordo com o Relatório Focus de 3 de janeiro, um crescimento de 2,30% para 2020. Paulo Guedes, ministro da Economia do Brasil, destacava que a economia brasileira estava prestes a “decolar”.

O que era um surto na cidade chinesa de Wuhan, logo se tornou uma pandemia sem precedentes – a onda. O mesmo relatório, do dia 26 junho deste ano, demonstrava toda a preocupação do mercado, projetando para o ano de 2020 um recuo da economia em 6,54% do PIB.

Contudo, a mesma oscilação não ocorreu quando analisamos, exclusivamente, no mesmo período, o PIB da Agropecuária, cujo mercado projetava um crescimento de 3,0% no início do ano e, em 26 de junho, mesmo um pouco menos otimista, o mercado ainda previa um crescimento de 2,23% em 2020.

Apresentar crescimento em um momento delicado como esse para a economia mundial é uma grande conquista. Dentre os setores que compõe o PIB da Agropecuário, destaca-se no interior do estado de São Paulo, o setor sucroenergético. Responsável por mais de 50% de toda a moagem de cana-de-açúcar do Brasil, de acordo com Observatório da Cana, o estado apresentou na safra 2019/2020 um crescimento na moagem de 3,12%, quando comparado com a safra 2018/2019, resultando na moagem de 343.750 mil toneladas.

Os reais impactos no setor, decorrentes da pandemia, poderão ser melhor analisados ao término da safra 2020/2021, porém, algumas mudanças já são percebidas. Entre elas destaca-se a mudança no mix de produção, com a ampliação da participação da produção de cana de açúcar, a qual foi fomentada por variáveis como valorização do dólar e a queda nos preços dos biocombustíveis.

Ao analisar os números acima sob o olhar de um apaixonado pelos relatórios financeiros, nota-se que a onda não conseguiu derrubar tudo.

 

Gostou do texto? Curta!

O conteúdo foi útil? Compartilhe.

 

Compartilhe esse artigo

SOBRE O CEPECAF

O CEPECAF – Centro de Pesquisa e Capacitação da Empresa Familiar tem como propósito dar visibilidade a um tipo de organização de extrema importância econômica e relevância social em nível mundial: a empresa familiar.

O CEPECAF nasceu na FCAV-UNESP, campus Jaboticabal – SP, sob a coordenação geral da Profa. Dra. Lesley Carina do Lago Attadia Galli, docente e pesquisadora da instituição. Atualmente, o grupo vem ampliando sua abrangência, englobando estudantes e pesquisadores de outras universidades brasileiras e do exterior.

A presença do CEPECAF em uma plataforma digital é uma conquista muito importante na medida em que aproxima ainda mais o grupo da comunidade, por meio da articulação de diferentes mecanismos de comunicação e interação junto ao nosso público-alvo.

Certificado pelo CNPq, o CEPECAF realiza diversas de atividades de ensino, pesquisa e extensão, esperando contribuir de maneira efetiva para o desenvolvimento e sustentabilidade das empresas familiares.

Cepecaf - Centro de Pesquisa e Capacitação do Agronegócio Familiar


    Endereço

    UNESP
    Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias - FCAV - campus Jaboticabal
    Departamento de Economia, Administração e Educação - DEAE

    Telefone

    (16) 3209-7259

    (16) 99975-0502

    Email

    contato@cepecaf.com.br