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Desafios do “Novo Normal” – Comunicação Assertiva

“Comunicação não é o que você fala, mas o que o outro compreende do que foi dito”.

Claudia Belucci

 

Aqui estamos nós juntos nessa jornada de descoberta de como fazer ou qual a melhor forma de ser feito, quais os desafios que preciso superar como empresário e como pessoa para consegui encarar realidade que a Pandemia nos trouxe. Realidade essa que nos mostrou a necessidade de mudanças, que em muitas ocasiões já tínhamos percepção de sua necessidade, mas postergávamos mesmo que involuntariamente.

Por um momento, você deve estar pensando: Lara hoje você está divagando muito, mas sinto informá-lo que não, e por que não?

Simples, um dos maiores desafios de uma organização é a comunicação e na grande maioria das vezes, nós protelamos.

Protelamos, os ajustes, as estruturas organizacionais, o desenvolvimento dos líderes e das equipes, e não menos importante, a promoção da integração.

Por que fazemos isso? Porque ainda hoje quando existe um nível de informações extraordinárias, optamos em protelar a resolução no quesito comunicação assertiva?

Vou responder com o significado de comunicação que iniciamos o texto, que foi escrito por Claudia Beluci:

“Comunicação não e o que você fala, mas o que o outro compreende do que foi dito”.

Sim é forte, é impactante e chocante essa descrição quando penso que não sou eu no controle quando falo  e sim o que o outro compreende quando escuta,  consigo ver as  desculpas  que estamos acostumados a atestar, tipo: Eu fui claro, não tenho culpa se você não entendeu, por que você não falou que não havia entendido… não irão mais funcionar, pois dentro da visão acima citada a responsabilidade é minha e não do outro.

Sendo assim iremos partir desse princípio para entender e certificar que a comunicação está sendo eficiente, eficaz e assertiva.

A comunicação assertiva está ligada diretamente ao equilíbrio, ou seja, que você seja franco sobre seus desejos e necessidades, mas sempre levando em conta os direitos, necessidades e desejos dos outros.

Pense por um momento:

Como você tem se posicionado ao falar?

Qual o nível de firmeza tem soado quando você fala?

Quando você se comunica as pessoas sentem justiça na sua posição?

Qual o nível de empatia você tem imprimido na sua fala?

Sim, a comunicação assertiva está ligada diretamente a minha capacidade de entoar na comunicação, empatia, justiça e compartilhamento de sentimentos e emoções. Quando a comunicação reflete esses sentimentos a assertividade de compreensão e leveza no processo se tornam reais. Tenha sempre embasamento ao passar as informações, seja claro e objetivo usando de dinâmica e respeito.

Vamos pensar em alguns benefícios de uma comunicação assertiva, para te levar a refletir sobre como você tem se comunicado e levá-lo a transpor suas crenças para ações que promovam a integração e os resultado esperados dentro da sua empresa:

  • Liderança eficaz e eficiente
  • Diminuição de conflitos
  • Diminuição da “radio peão”
  • Aumento da produtividade
  • Aumento dos resultados
  • Otimização do serviço diário
  • Aumento da interação
  • Aumento da satisfação e motivação
  • Melhoria no ambiente de trabalho
  • Melhoria da cultura organizacional
  • Aumento na fidelização do cliente

Acredito que os benefícios acima citados nos fazem rever nossa posição frente as ações e forma de comunicação.

Exatamente por isso, que estamos aqui, para ajudá-lo na reflexão de situações e comportamentos que uma vez ajustados, nos levam a resultados extraordinários em nossos negócios e relacionamentos.

Você pode estar pensando, ok já entendi, mas como faço isso? Como sempre, algumas dicas para sua ressignificação na forma e implantação de uma comunicação assertiva:

  • Escute o que o outro está falando.
  • Seja sempre direto para não parecer que está inseguro, com medo ou dando voltas na situação sem necessidade. Qual informação você precisa comunicar?
  • Cuidado para não ter uma expressão corporal agressiva e intimidadora.
  • Sempre pense como estaria no lugar da outra pessoa.
  • Tenha certeza de que o outro está acompanhando o seu raciocínio.
  • Use sempre a mesma linguagem de quem está conversando para gerar entendimento.
  • Use frases com “eu”: Faça uso de expressões como “eu quero” ou “eu preciso” para fazer afirmações simples e dizer seu ponto de vista.
  • Evite exageros com palavras como “sempre” ou “nunca”.
  • Tente falar com fatos, e não com julgamentos.
  • Empatia: sempre tente entender a maneira com que a outra pessoa enxerga a situação.

Como sempre oriento, caso não consiga sozinho, ou seja, identificou que o problema de comunicação seu, da sua liderança ou da sua equipe é muito maior que pequenos ajustes, não resolva sozinho, procure um especialista.

Minha sugestão é um especialista em Executive e Business Coach.

 

“Se você falar com um homem numa linguagem que ele compreende, isso entra na cabeça dele. Se você falar com ele em sua própria linguagem, você atinge seu coração”.

Nelson Mandela

 

 

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SOBRE O CEPECAF

O CEPECAF – Centro de Pesquisa e Capacitação da Empresa Familiar tem como propósito dar visibilidade a um tipo de organização de extrema importância econômica e relevância social em nível mundial: a empresa familiar.

O CEPECAF nasceu na FCAV-UNESP, campus Jaboticabal – SP, sob a coordenação geral da Profa. Dra. Lesley Carina do Lago Attadia Galli, docente e pesquisadora da instituição. Atualmente, o grupo vem ampliando sua abrangência, englobando estudantes e pesquisadores de outras universidades brasileiras e do exterior.

A presença do CEPECAF em uma plataforma digital é uma conquista muito importante na medida em que aproxima ainda mais o grupo da comunidade, por meio da articulação de diferentes mecanismos de comunicação e interação junto ao nosso público-alvo.

Certificado pelo CNPq, o CEPECAF realiza diversas de atividades de ensino, pesquisa e extensão, esperando contribuir de maneira efetiva para o desenvolvimento e sustentabilidade das empresas familiares.

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