Como as práticas de governança corporativa podem otimizar as empresas familiares

Empresas familiares costumam operar com um certo grau de informalidade e às vezes, acabam criando um preconceito com relação a governança corporativa. Então, primeiramente é preciso definir e exemplificar o que é uma Governança Corporativa e o que é uma Governança Familiar, apesar dos conceitos se relacionarem e terem uma certa semelhança, eles não são idênticos e cada um possui suas particularidades.
A Governança Corporativa de acordo com o Código das Melhores Práticas de Governança Corporativa do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC) é “o sistema pelo qual as empresas e demais organizações são dirigidas, monitoradas e incentivadas, envolvendo o relacionamento entre sócios, conselho de administração, diretoria, órgãos de fiscalização e controle e demais partes interessadas”.
Já a Governança Familiar, ainda de acordo com o IBCG, é “o sistema pelo qual a família desenvolve suas relações e atividades empresariais, com base na sua identidade (valores familiares, propósito, princípios e missão) e no estabelecimento de regras, acordos e papéis”.
Os dois conceitos de governanças quando aplicados de maneira clara e eficiente ajudam no alinhamento e harmonização dos processos, no qual consequentemente gera um equilíbrio entre a empresa e possíveis stakeholders.
Quando a governança corporativa é aplicada em empresas familiares o seu objetivo é gerar boas práticas para minimizar conflitos, incentivar seus colaboradores, reforçar as responsabilidades, adotar práticas para orientação do negócio, reduzir possíveis desconfianças entre os familiares (visto que a governança corporativa preza pela transparência), criar um modelo claro de segregação entre gestão e propriedade (tentando mitigar conflitos em fases de sucessão) e buscar sempre evidenciar a capacidade que a empresa possui para maximizar seus lucros.
Contudo, é importante respeitar os limites e as finalidades para aplicabilidade dos conceitos de governança corporativa e governança familiar, quando utilizados corretamente reduzem assimetrias e tensões, tendo como foco preservar as relações familiares e manter o desenvolvimento do negócio.
Precisa entender mais sobre governança corporativa e governança familiar? Quer conhecer ferramentas para te ajudar nesse processo?
O CEPECAF pode te auxiliar nesse processo com praticidade e responsabilidade, siga nossas redes!
Gostou do texto? Curta!
O conteúdo foi útil? Compartilhe.