Como as práticas de governança corporativa podem otimizar as empresas familiares - Cepecaf

Cepecaf - Centro de Pesquisa e Capacitação do Agronegócio Familiar

(16) 3209-7259 | (16) 99975-0502
Cepecaf - Centro de Pesquisa e Capacitação do Agronegócio Familiar

Blog

Como as práticas de governança corporativa podem otimizar as empresas familiares

Empresas familiares costumam operar com um certo grau de informalidade e às vezes, acabam criando um preconceito com relação a governança corporativa. Então, primeiramente é preciso definir e exemplificar o que é uma Governança Corporativa e o que é uma Governança Familiar, apesar dos conceitos se relacionarem e terem uma certa semelhança, eles não são idênticos e cada um possui suas particularidades.

A Governança Corporativa de acordo com o Código das Melhores Práticas de Governança Corporativa do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC) é “o sistema pelo qual as empresas e demais organizações são dirigidas, monitoradas e incentivadas, envolvendo o relacionamento entre sócios, conselho de administração, diretoria, órgãos de fiscalização e controle e demais partes interessadas”.

Já a Governança Familiar, ainda de acordo com o IBCG, é “o sistema pelo qual a família desenvolve suas relações e atividades empresariais, com base na sua identidade (valores familiares, propósito, princípios e missão) e no estabelecimento de regras, acordos e papéis”.

Os dois conceitos de governanças quando aplicados de maneira clara e eficiente ajudam no alinhamento e harmonização dos processos, no qual consequentemente gera um equilíbrio entre a empresa e possíveis stakeholders.

Quando a governança corporativa é aplicada em empresas familiares o seu objetivo é gerar boas práticas para minimizar conflitos, incentivar seus colaboradores, reforçar as responsabilidades, adotar práticas para orientação do negócio, reduzir possíveis desconfianças entre os familiares (visto que a governança corporativa preza pela transparência), criar um modelo claro de segregação entre gestão e propriedade (tentando mitigar conflitos em fases de sucessão) e buscar sempre evidenciar a capacidade que a empresa possui para maximizar seus lucros.

Contudo, é importante respeitar os limites e as finalidades para aplicabilidade dos conceitos de governança corporativa e governança familiar, quando utilizados corretamente reduzem assimetrias e tensões, tendo como foco preservar as relações familiares e manter o desenvolvimento do negócio.

Precisa entender mais sobre governança corporativa e governança familiar? Quer conhecer ferramentas para te ajudar nesse processo?

O CEPECAF pode te auxiliar nesse processo com praticidade e responsabilidade, siga nossas redes!

 

 

Gostou do texto? Curta!

O conteúdo foi útil? Compartilhe.

Compartilhe esse artigo
    [ssba-buttons]

SOBRE O CEPECAF

O CEPECAF – Centro de Pesquisa e Capacitação da Empresa Familiar tem como propósito dar visibilidade a um tipo de organização de extrema importância econômica e relevância social em nível mundial: a empresa familiar.

O CEPECAF nasceu na FCAV-UNESP, campus Jaboticabal – SP, sob a coordenação geral da Profa. Dra. Lesley Carina do Lago Attadia Galli, docente e pesquisadora da instituição. Atualmente, o grupo vem ampliando sua abrangência, englobando estudantes e pesquisadores de outras universidades brasileiras e do exterior.

A presença do CEPECAF em uma plataforma digital é uma conquista muito importante na medida em que aproxima ainda mais o grupo da comunidade, por meio da articulação de diferentes mecanismos de comunicação e interação junto ao nosso público-alvo.

Certificado pelo CNPq, o CEPECAF realiza diversas de atividades de ensino, pesquisa e extensão, esperando contribuir de maneira efetiva para o desenvolvimento e sustentabilidade das empresas familiares.

Cepecaf - Centro de Pesquisa e Capacitação do Agronegócio Familiar


    Endereço

    UNESP
    Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias - FCAV - campus Jaboticabal
    Departamento de Economia, Administração e Educação - DEAE

    Telefone

    (16) 3209-7259

    (16) 99975-0502

    Email

    contato@cepecaf.com.br