Desafios do Novo Normal – Cultura Organizacional e Home Office: Pequenas ações geram grandes resultados - Cepecaf

Cepecaf - Centro de Pesquisa e Capacitação do Agronegócio Familiar

(16) 3209-7259 | (16) 99975-0502
Cepecaf - Centro de Pesquisa e Capacitação do Agronegócio Familiar

Blog

Desafios do Novo Normal – Cultura Organizacional e Home Office: Pequenas ações geram grandes resultados

Já falamos muito sobre a pandemia e todas as mudanças que vieram com ela, vale lembrar que mudanças que se mostraram proveitosas e nos levou a atitudes, ações e ajustes que outrora protelávamos por comodidade ou por achar que não era tão importante assim.

Entre tantas mudanças ressaltaremos hoje a forma de trabalhar, o chamado Home Office e em um dos nossos primeiros artigos com a CEPECAF falamos sobre ele, mas traremos agora uma reflexão sobre o impacto dessa nova modalidade de trabalho na Cultura Organizacional e na integração entre as equipes. Vamos iniciar pensando:

– O que é cultura organizacional?
– Como podemos defini-la?

“É a forma que uma empresa conduz seus negócios, ou seja, como ela pensa, age e sente”.

O maior desafio de uma cultura é a implementação da visão em todo o ecossistema, por isso sempre apontamos o quanto é fundamental o olhar humanizado para as relações internas e uma liderança que imprima e replique esses valores a todos os colaboradores.

Ratifico que a cultura é algo que precisa ser trabalhada diariamente, replicada através de ações que motivem os colaboradores a olhar e agir junto com a liderança para o mesmo caminho.

– Agora nos perguntamos, mas como irei implementar e fortificar a cultura, uma vez que a equipe está em Home Office?
– Como irei criar ações que gerem comportamentos condizentes com a cultura da empresa?
– Como iremos preservar a cultura já implementada se não há ambiente controlado que gere esse sentimento?

Iniciaremos nossa reflexão pelo modelo de Home Office!

Uma equipe que está totalmente longe do ambiente coorporativo não se manterá dentro da cultura, lembre-se que a cultura é um trabalho diário, pois somos seres individuais e únicos, ou seja, o desafio está em ajustar o que a empresa é, e ao que eu sou como indivíduo.

Sendo assim, criar estruturas híbridas de trabalho (sabemos o quanto a Home Office é interessante em todos os sentidos para uma organização) , ou seja, parte fora da empesa, parte na empresa.

Dica:

Crie uma nova estrutura, faça teste e ajuste, consolide com o colaborador até que consiga o modelo ideal.
Lembrando que o modelo ideal, na maioria das vezes não poderá ser replicado para toda a empresa, ou para todos os colaboradores que estão em Home Office.
Reitero que, quanto mais individual você conseguiu criar esse modelo, mais sucesso será obtido.
Outra parte importante para a obtenção de resultados na cultura organizacional é a integração das equipes, ou seja, a significância e o pensamento coletivo, sendo assim é fundamental a criação de ações que gerem interação.

Dica:

Crie formas de interações, como café online, happy hour online, ou dinâmica e jogos que propiciem a interação das equipes.
Lembre-se, criar pequenas ações podem gerar resultados extraordinários, então use a sua criatividade, desperte no seu líder a criatividade e inovação para tempos desafiadores.

A Cultura Organizacional não pode se perder decorrente das mudanças, precisamos mudar as nossas ações e nos adaptarmos a nova realidade, sem perder a essência de quem somos como empresa, como indivíduos e como um coletivo.
Caso seja para você complicado pensar em tudo isso, minha dica e que contrate um Executive e Business Coach para auxiliá-lo nessa jornada.
Não subestime o poder de uma cultura e a importância do pensamento coletivo.

 

“A cultura e valores compartilhados constituem um dos elos para a integração e eficácia do
processo de planejamento na organização.”

Marcus Vinicius Rodrigues

 

Gostou do texto? Curta!

O conteúdo foi útil? Compartilhe.

Compartilhe esse artigo
    [ssba-buttons]

SOBRE O CEPECAF

O CEPECAF – Centro de Pesquisa e Capacitação da Empresa Familiar tem como propósito dar visibilidade a um tipo de organização de extrema importância econômica e relevância social em nível mundial: a empresa familiar.

O CEPECAF nasceu na FCAV-UNESP, campus Jaboticabal – SP, sob a coordenação geral da Profa. Dra. Lesley Carina do Lago Attadia Galli, docente e pesquisadora da instituição. Atualmente, o grupo vem ampliando sua abrangência, englobando estudantes e pesquisadores de outras universidades brasileiras e do exterior.

A presença do CEPECAF em uma plataforma digital é uma conquista muito importante na medida em que aproxima ainda mais o grupo da comunidade, por meio da articulação de diferentes mecanismos de comunicação e interação junto ao nosso público-alvo.

Certificado pelo CNPq, o CEPECAF realiza diversas de atividades de ensino, pesquisa e extensão, esperando contribuir de maneira efetiva para o desenvolvimento e sustentabilidade das empresas familiares.

Cepecaf - Centro de Pesquisa e Capacitação do Agronegócio Familiar


    Endereço

    UNESP
    Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias - FCAV - campus Jaboticabal
    Departamento de Economia, Administração e Educação - DEAE

    Telefone

    (16) 3209-7259

    (16) 99975-0502

    Email

    contato@cepecaf.com.br