Pandemia e o Setor Sucroalcooleiro - Cepecaf

Cepecaf - Centro de Pesquisa e Capacitação do Agronegócio Familiar

(16) 3209-7259 | (16) 99975-0502
Cepecaf - Centro de Pesquisa e Capacitação do Agronegócio Familiar

Blog

Pandemia e o Setor Sucroalcooleiro

2020, sem dúvida, não será esquecido. Ainda não possuímos tal dimensão, mas com certeza estamos vivendo um daqueles momentos que marcam a humanidade. Nós, brasileiros, começamos o ano de 2020 animados! A perspectiva era boa sob a ótica econômica, de acordo com o Paulo Guedes, ministro da Economia, o Brasil estava prestes a “decolar”, mas chegou a pandemia….

Em meio a um cenário incerto e desafiador, especialmente nos meses de maio e junho, alguns participantes do mercado chegaram a estimar, de acordo com Relatório Focus do Banco Central, uma queda no PIB superior a 10,00% para o ano de 2020.

Aos poucos, as projeções econômicas mais pessimistas se mostraram exageradas, os impactos da pandemia começaram a ficar mais claros, as empresas começaram a apurar os seus resultados e o que parecia um ano perdido, logo se transformou, para setores como o sucroalcooleiro, em um ano de bons resultados.

Favorecidas pelo valor do câmbio e do preço do açúcar, as receitas das usinas listadas em bolsa, apresentaram já no segundo trimestre um crescimento de dois dígitos. Juntas, Biosev, Raízen Energia e São Martinho alcançaram, no período, uma receita de 19,9 bilhões de reais.

Destaque no setor, a São Martinho soube aproveitar como poucos a alta do açúcar. Entre as listadas, a companhia foi responsável por 47% das exportações de açúcar no 1º trimestre da safra 2020/2021, a companhia viu, já no 2º trimestre da safra, o seu lucro caixa crescer quase 170%, quando comparado ao 2º trimestre da safra 2019/2020. Fatores adicionais, como o reconhecimento de precatórios, contribuíram, mas são fatores como o baixo custo, forte geração de caixa, flexibilidade da produção, preço do açúcar e a política de hedge da companhia que elevou o ânimo dos investidores.

O ano está apenas começando, mas sem dúvida, o setor terá muito a comemorar em 2021!

 

Gostou do texto? Curta!

O conteúdo foi útil? Compartilhe.

Compartilhe esse artigo

SOBRE O CEPECAF

O CEPECAF – Centro de Pesquisa e Capacitação da Empresa Familiar tem como propósito dar visibilidade a um tipo de organização de extrema importância econômica e relevância social em nível mundial: a empresa familiar.

O CEPECAF nasceu na FCAV-UNESP, campus Jaboticabal – SP, sob a coordenação geral da Profa. Dra. Lesley Carina do Lago Attadia Galli, docente e pesquisadora da instituição. Atualmente, o grupo vem ampliando sua abrangência, englobando estudantes e pesquisadores de outras universidades brasileiras e do exterior.

A presença do CEPECAF em uma plataforma digital é uma conquista muito importante na medida em que aproxima ainda mais o grupo da comunidade, por meio da articulação de diferentes mecanismos de comunicação e interação junto ao nosso público-alvo.

Certificado pelo CNPq, o CEPECAF realiza diversas de atividades de ensino, pesquisa e extensão, esperando contribuir de maneira efetiva para o desenvolvimento e sustentabilidade das empresas familiares.

Cepecaf - Centro de Pesquisa e Capacitação do Agronegócio Familiar


    Endereço

    UNESP
    Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias - FCAV - campus Jaboticabal
    Departamento de Economia, Administração e Educação - DEAE

    Telefone

    (16) 3209-7259

    (16) 99975-0502

    Email

    contato@cepecaf.com.br