Novo Normal – Série: Os Desafios da Adaptação

Inconstância gera mudança que requer adaptação constante, esse é o fato mais relevante no contexto que vivemos.
A pandemia de COVID-19 nos levou à outro nível de realidade, pois nos levou à um mundo chamado INCOSTÂNCIA, nem mesmo a teoria do VUCA (Volatilidade/Incerteza/Complexidade/Ambiguidade, já abordado em outro artigo) consegue descrever com assertividade essa realidade em que o mundo vive hoje.
Partindo desse princípio, trazemos essa SÉRIE SOBRE OS DESAFIOS DA ADAPTAÇÃO.
Vamos ser um pouco didáticos na introdução dessa série olhando o conceito da Teoria da Evolução de Darwin, sua base fundamental, e trazendo-a para a realidade em que vivemos.
Ratificamos que a Teoria da Evolução de Darwin já tem sido muito utilizada para explicar o que acontece nos negócios, pois assim como na evolução das espécies, a adaptação permitiu que os organismos triunfassem sobre ambientes desafiadores, isso também tende a ocorrer com as empresas e a liderança.
Na teoria da evolução o ponto crucial é a ADAPTAÇÃO.
Segundo a teoria;
“Não é o mais forte quem sobrevive, nem o mais inteligente, mas o que melhor se adapta às mudanças”.
Se pensarmos por um instante;
O que você fez no ano de 2020, quando a pandemia trouxe uma realidade nunca vista antes?
Você se ajustou, se moldou, se reinventou e se readequou a realidade, isso é a teoria da evolução e consequentemente é adaptação.
Você deve estar se perguntando, ok Lara mais se eu já fiz isso, por que abordar esse assunto?
-Por que adaptação é uma constante, por que a realidade que vivemos em 2020, não será a mesma realidade que viveremos neste ano de 2021.
-Por que não há um tempo definido para adaptar-se, viveremos cada vez mais tempos inconstantes, e como você se moldara para viver isso?
-Você não precisará esperar por situações semelhantes, para tornar essa adaptação parte da sua vida e dos seus negócios, mas pode criar valores e visões que permitam uma adaptação constante ao ambiente.
Na teoria da evolução há três aspectos que interagem e conectam-se tornando uma constante no processo de evolução e adaptação ao meio, são eles:
“Descartar”:
– O que não serve mais na realidade que vivemos? O que não funciona mais?
“Manter”:
O que fazemos hoje que pode ser mantido? O que fazemos que continua dando resultado?
“Desenvolver”:
Quais as inovações vão nos permitir tirar melhor proveito da realidade atual? Quais são as necessidades aparentes ou subtendidas que preciso suprir? Qual o melhor produto/serviço preciso desenvolver para atender essas necessidades?
-Está fazendo sentido para você? Consegue pensar em sua realidade?
A Adaptabilidade vai além de simplesmente fazer o que tem que ser feito, mais a ver a realidade, é projetá-la, é adaptá-la quando necessário, e para isso vários são os requisitos que iremos abordar em nossos próximos artigos. São eles:
- Negócios adaptativos – cultura e realidade
- Liderança adaptativa
- Competências adaptativas
- Conflitos e sua importância no processo adaptativo
- Estratégias adaptativas
Ratificamos que a adaptabilidade requer micro adaptações, e isso requer um esforço e mobilização frente a realidade em que vivemos.
Pensando nessa evolução continua e constante é que trouxemos essa série em que o objetivo é que você não só sobreviva, mas prospere em tudo.
Levaremos você a construir um ambiente organizacional de adaptação tão apurado que os resultados em 2021 se destacarão como nunca.
Sendo assim, estamos aqui para ajudá-los nessa jornada de uma nova época, uma nova realidade e uma nova forma de ver, agir, reagir e assim vamos construir com você um caminho de sucesso para os seus negócios. Vamos direcioná-los, seja como líder, gestor, proprietário ou colaborador. Então vem com a gente nessa jornada.
Gostou do texto? Curta!
O conteúdo foi útil? Compartilhe.