Novo Normal – Série: Os Desafios da Adaptação - Cepecaf

Cepecaf - Centro de Pesquisa e Capacitação do Agronegócio Familiar

(16) 3209-7259 | (16) 99975-0502
Cepecaf - Centro de Pesquisa e Capacitação do Agronegócio Familiar

Blog

Novo Normal – Série: Os Desafios da Adaptação

Inconstância gera mudança que requer adaptação constante, esse é o fato mais relevante no contexto que vivemos.

A pandemia de COVID-19 nos levou à outro nível de realidade, pois nos levou à um mundo chamado INCOSTÂNCIA, nem mesmo a teoria do VUCA (Volatilidade/Incerteza/Complexidade/Ambiguidade, já abordado em outro artigo) consegue descrever com assertividade essa realidade em que o mundo vive hoje.

Partindo desse princípio, trazemos essa SÉRIE SOBRE OS DESAFIOS DA ADAPTAÇÃO.

Vamos ser um pouco didáticos na introdução dessa série olhando o conceito da Teoria da Evolução de Darwin, sua base fundamental, e trazendo-a para a realidade em que vivemos.

Ratificamos que a Teoria da Evolução de Darwin já tem sido muito utilizada para explicar o que acontece nos negócios, pois assim como na evolução das espécies, a adaptação permitiu que os organismos  triunfassem sobre ambientes desafiadores, isso também tende a ocorrer com as empresas e a liderança.

Na teoria da evolução o ponto crucial é a ADAPTAÇÃO.

Segundo a teoria;

“Não é o mais forte quem sobrevive, nem o mais inteligente, mas o que melhor se adapta às mudanças”.

Se pensarmos por um instante;

O que você fez no ano de 2020, quando a pandemia trouxe uma realidade nunca vista antes?

Você se ajustou, se moldou, se reinventou e se readequou a realidade, isso é a teoria da evolução e consequentemente é adaptação.

Você deve estar se perguntando, ok Lara mais se eu já fiz isso, por que abordar esse assunto?

-Por que adaptação é uma constante, por que a realidade que vivemos em 2020, não será a mesma realidade que viveremos neste ano de 2021.

-Por que não há um tempo definido para adaptar-se, viveremos cada vez mais tempos inconstantes, e como você se moldara para viver isso?

-Você não precisará esperar por situações semelhantes, para tornar essa adaptação parte da sua vida e dos seus negócios, mas pode criar valores e visões que permitam uma adaptação constante ao ambiente.

Na teoria da evolução há três aspectos que interagem e conectam-se tornando uma constante no processo de evolução e adaptação ao meio, são eles:

“Descartar”:

– O que não serve mais na realidade que vivemos? O que não funciona mais?

“Manter”:

O que fazemos hoje que pode ser mantido? O que fazemos que continua dando resultado?

“Desenvolver”:

Quais as inovações vão nos permitir tirar melhor proveito da realidade atual? Quais são as necessidades aparentes ou subtendidas que preciso suprir? Qual o melhor produto/serviço preciso desenvolver para atender essas necessidades?

-Está fazendo sentido para você? Consegue pensar em sua realidade?

A Adaptabilidade vai além de simplesmente fazer o que tem que ser feito, mais a ver a realidade, é projetá-la, é adaptá-la quando necessário, e para isso vários são os requisitos que iremos abordar em nossos próximos artigos. São eles:

  • Negócios adaptativos – cultura e realidade
  • Liderança adaptativa
  • Competências adaptativas
  • Conflitos e sua importância no processo adaptativo
  • Estratégias adaptativas

Ratificamos que a adaptabilidade requer micro adaptações, e isso requer um esforço e mobilização frente a realidade em que vivemos.

Pensando nessa evolução continua e constante é que trouxemos essa série em que o objetivo é que você não só sobreviva, mas prospere em tudo.

Levaremos você a construir um ambiente organizacional de adaptação tão apurado que os resultados em 2021 se destacarão como nunca.

Sendo assim, estamos aqui para ajudá-los nessa jornada de uma nova época, uma nova realidade e uma nova forma de ver, agir, reagir e assim vamos construir com você um caminho de sucesso para os seus negócios. Vamos direcioná-los, seja como líder, gestor, proprietário ou colaborador. Então vem com a gente nessa jornada.

 

Gostou do texto? Curta!

O conteúdo foi útil? Compartilhe.

Compartilhe esse artigo

SOBRE O CEPECAF

O CEPECAF – Centro de Pesquisa e Capacitação da Empresa Familiar tem como propósito dar visibilidade a um tipo de organização de extrema importância econômica e relevância social em nível mundial: a empresa familiar.

O CEPECAF nasceu na FCAV-UNESP, campus Jaboticabal – SP, sob a coordenação geral da Profa. Dra. Lesley Carina do Lago Attadia Galli, docente e pesquisadora da instituição. Atualmente, o grupo vem ampliando sua abrangência, englobando estudantes e pesquisadores de outras universidades brasileiras e do exterior.

A presença do CEPECAF em uma plataforma digital é uma conquista muito importante na medida em que aproxima ainda mais o grupo da comunidade, por meio da articulação de diferentes mecanismos de comunicação e interação junto ao nosso público-alvo.

Certificado pelo CNPq, o CEPECAF realiza diversas de atividades de ensino, pesquisa e extensão, esperando contribuir de maneira efetiva para o desenvolvimento e sustentabilidade das empresas familiares.

Cepecaf - Centro de Pesquisa e Capacitação do Agronegócio Familiar


    Endereço

    UNESP
    Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias - FCAV - campus Jaboticabal
    Departamento de Economia, Administração e Educação - DEAE

    Telefone

    (16) 3209-7259

    (16) 99975-0502

    Email

    contato@cepecaf.com.br