Nova Série: Negócios Adaptáveis - Cepecaf

Cepecaf - Centro de Pesquisa e Capacitação do Agronegócio Familiar

(16) 3209-7259 | (16) 99975-0502
Cepecaf - Centro de Pesquisa e Capacitação do Agronegócio Familiar

Blog

Nova Série: Negócios Adaptáveis

NA HISTÓRIA DA HUMANIDADE (E DOS ANIMAIS TAMBÉM) AQUELES QUE APRENDERAM A COLABORAR E IMPROVISAR FORAM OS QUE PREVALECERAM.”

                                                                            Charles Darwin

 

Estamos juntos nesse “MUNDO NOVO” com pandemia, isolamento social, uso de máscara, lavar as mãos rotineiramente, usar álcool em gel… são tantos cuidados, tanta atenção. A cada nova notícia, novas informações, as quais são muitas e de certa forma podem ser resolvidas no presente, logo, “amanhã” não se resolvem mais, e assim vamos vivendo.

ESSE NOVO TEMPO DE MUTAÇÕES”.

Pensando nessa variedade de MUDANÇAS E MUTAÇÕES é que trazemos o comparativo da Lei da Evolução e da Seleção de Darwin para a realidade vivida hoje pelos empresários e seus negócios.

Busquei a Lei de Darwin exatamente por ela trazer a visão de evolução em um cenário do mundo animal, mas quando comparado a nossa realidade, muito se adequa a fase da Pandemia Covid-19.

O estudo que fiz das leis de Darwin me levou há uma certeza, a base da perpetuidade de qualquer organização, empresa, negócio e carreira se restringem há dois grandes pontos que são:

ADAPTAÇÃO E INOVAÇÃO (especialização e preparo).

Sim, negócios adaptáveis e inovadores. Pense comigo:

-O quanto o seu negócio está pronto para se adaptar as mudanças trazidas pela pandemia?

-E as mudanças comportamentais e sociais, causadas pela COVID-19, que estão previstas para os próximos anos?

Mudanças como:  Atendimento ao cliente, necessidades, prioridades e importâncias, entre tantas.

Esse é o ponto que você para e reflete. Vou te ajudar, pense e responda:

-Qual a disponibilidade de adaptação, inovação e reinvenção do seu negócio?

Quando trago essa reflexão, diferentemente da lei da evolução de Darwin que aborda a evolução por processos lentos, estou abordando o hoje, para esta semana, para o próximo mês. Ratifico, nesse NOVO NORMAL não cabe mais planejamentos de estratégias à longo prazo… (não estou falando de direção e sim das estratégias para alcançar marcos evolutivo e perpétuo do negócio), mas sim, as estratégias precisam ser revisadas e os envolvidos estarem aptos para ajustarem seus processos, competências, propósitos e visão.

Parece loucura… mas, infelizmente mais do que nunca, precisamos criar negócios que tenham adaptabilidade e desenvolvimento contínuo.

Em nosso último texto, falamos sobre a base da adaptação, reveja e pense:

Pense nessa estrutura como a base de uma boa evolução e perpetuidade para a sua empresa, sim… desculpe nunca disse que seria fácil… tudo na vida tem um preço a ser pago. Então, se você quer perpetuidade em seus negócios, precisa criar as estruturas acima como base essencial do seu negócio, ou seja, ADAPTABILIDADE E DESENVOLVIMENTO CONTÍNUO.

E quando falamos na estrutura de evolução e perpetuidade dos negócios, estamos falando para todas as áreas da empresa, mas não esqueça que isso começa de cima… toda mudança dentro de uma empresa e TOP DOWN, ou seja, a base da mudança começa de cima para baixo.

Não se esqueça, o ambiente é dinâmico e mutável, sendo assim, não haverá longevidade sem que o meu negócio se torne adaptável e especializado (desenvolvimento contínuo de novas competências, produtos e /ou serviços).

As estratégias e comportamentos do seu negócio precisam ser pautados pela adaptabilidade de forma que a pronta resposta à mudança do ambiente seja tão rápida e efetiva que te leve há outro patamar frente ao mercado e a concorrência.

Por isso que o desenvolver- inovar – traz consigo uma outra estrutura (tão conhecida entre as startups – Livro de Eric Ries – Startup Enxuta) que é:

Lembre-se que a rapidez com que você implantar o processo de adaptação, ele promoverá a evolução e perpetuidade do seu negócio.

Você pode estar pensando, Lara desculpa, mas não tenho conhecimento, nem competência para isso! Nessa hora, sugerimos que procure um especialista para uma situação como essa. Minha sugestão: contrate um consultor em gestão de negócios ou uma mentoria, para ambos, busque informações sobre qual o nível de experiência em negócios adaptáveis eles possuem.

O que você fez, e fez tão bem até aqui, pode não te levar a próxima etapa e a longevidade do seu negócio, porém, adaptar-se ao mundo a sua volta e saber encontrar um espaço dentro do ecossistema do mercado, torna-se fundamental para a evolução e perpetuidade do negócio.

Estamos aqui para servi-lo! Você não está sozinho nessa jornada.

 

Quanto mais diversificados os descendentes de uma espécie se tornarem em estrutura, constituição e hábitos, na mesma medida eles estarão mais capacitados para aproveitar lugares numerosos e amplamente diversificados no estado de natureza, e assim mais capacitados para crescer em número”.

 A Origem das Espécies. Charles Darwin, 1859.

 

Gostou do texto? Curta!

O conteúdo foi útil? Compartilhe.

Compartilhe esse artigo

SOBRE O CEPECAF

O CEPECAF – Centro de Pesquisa e Capacitação da Empresa Familiar tem como propósito dar visibilidade a um tipo de organização de extrema importância econômica e relevância social em nível mundial: a empresa familiar.

O CEPECAF nasceu na FCAV-UNESP, campus Jaboticabal – SP, sob a coordenação geral da Profa. Dra. Lesley Carina do Lago Attadia Galli, docente e pesquisadora da instituição. Atualmente, o grupo vem ampliando sua abrangência, englobando estudantes e pesquisadores de outras universidades brasileiras e do exterior.

A presença do CEPECAF em uma plataforma digital é uma conquista muito importante na medida em que aproxima ainda mais o grupo da comunidade, por meio da articulação de diferentes mecanismos de comunicação e interação junto ao nosso público-alvo.

Certificado pelo CNPq, o CEPECAF realiza diversas de atividades de ensino, pesquisa e extensão, esperando contribuir de maneira efetiva para o desenvolvimento e sustentabilidade das empresas familiares.

Cepecaf - Centro de Pesquisa e Capacitação do Agronegócio Familiar


    Endereço

    UNESP
    Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias - FCAV - campus Jaboticabal
    Departamento de Economia, Administração e Educação - DEAE

    Telefone

    (16) 3209-7259

    (16) 99975-0502

    Email

    contato@cepecaf.com.br