As Pessoas nas Empresas Familiares - Cepecaf

Cepecaf - Centro de Pesquisa e Capacitação do Agronegócio Familiar

(16) 3209-7259 | (16) 99975-0502
Cepecaf - Centro de Pesquisa e Capacitação do Agronegócio Familiar

Blog

As Pessoas nas Empresas Familiares

A Pandemia COVID-19 mudou o formato de relacionamento profissional, pois intensificou o uso de Tecnologias de Informações, redes, Internet, celulares e outras. O espaço físico deixa de ser importante, tornando-se, muitas vezes, o virtual predominante.

O profissional da empresa familiar, geralmente, tem laços afetivos fortes por, às vezes, serem pessoas da própria família que convivem em um ambiente empresarial.

A pergunta que se faz: Na pandemia mudou-se o perfil dos liderados?

A resposta é que o perfil do profissional continua o mesmo. Há a classificação em quatro tipos de perfis de liderados: O inteligente com iniciativa, o inteligente sem iniciativa, o ignorante com iniciativa, e o ignorante sem iniciativa.

O profissional inteligente com iniciativa recebia as funções de comandantes gerais, estrategistas por sua visão do todo!

O profissional inteligente sem iniciativa é um perfil de profissional primordial, pois obedece ao seu líder de forma efetiva e traz competitividade para a empresa familiar.

O profissional ignorante sem iniciativa colabora com a empresa familiar porque  segue os comandos do líder e, portanto, atinge os objetivos por seguir os planos traçados.

O profissional ignorante com iniciativa é uma ameaça para o ambiente da empresa familiar porque, normalmente, esse profissional muda os processos já testados e estabelecidos resultando em prejuízo de tempo e recursos, perde importantes fornecedores que são leais, deixa os clientes insatisfeitos por não atendê-los adequadamente.

Então, o líder da empresa familiar deve ficar atento aos seus liderados para que o investimento no treinamento do profissional possa transformar o comportamento das pessoas lideradas. E esses liderados conseguirem formar um time coeso não apenas em relação ao laço afetivo, mas para atender a visão do líder que é o desenvolvimento profissional para atingir os objetivos empresariais.

 

Este texto está fundamentado na paródia de Napoleão Bonaparte. Disponível em: < https://youtu.be/fk8btl6yLKg>. Acesso em: jan. 2021.

 

Gostou do texto? Curta!

O conteúdo foi útil? Compartilhe.

Compartilhe esse artigo

SOBRE O CEPECAF

O CEPECAF – Centro de Pesquisa e Capacitação da Empresa Familiar tem como propósito dar visibilidade a um tipo de organização de extrema importância econômica e relevância social em nível mundial: a empresa familiar.

O CEPECAF nasceu na FCAV-UNESP, campus Jaboticabal – SP, sob a coordenação geral da Profa. Dra. Lesley Carina do Lago Attadia Galli, docente e pesquisadora da instituição. Atualmente, o grupo vem ampliando sua abrangência, englobando estudantes e pesquisadores de outras universidades brasileiras e do exterior.

A presença do CEPECAF em uma plataforma digital é uma conquista muito importante na medida em que aproxima ainda mais o grupo da comunidade, por meio da articulação de diferentes mecanismos de comunicação e interação junto ao nosso público-alvo.

Certificado pelo CNPq, o CEPECAF realiza diversas de atividades de ensino, pesquisa e extensão, esperando contribuir de maneira efetiva para o desenvolvimento e sustentabilidade das empresas familiares.

Cepecaf - Centro de Pesquisa e Capacitação do Agronegócio Familiar


    Endereço

    UNESP
    Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias - FCAV - campus Jaboticabal
    Departamento de Economia, Administração e Educação - DEAE

    Telefone

    (16) 3209-7259

    (16) 99975-0502

    Email

    contato@cepecaf.com.br