As Pessoas nas Empresas Familiares

A Pandemia COVID-19 mudou o formato de relacionamento profissional, pois intensificou o uso de Tecnologias de Informações, redes, Internet, celulares e outras. O espaço físico deixa de ser importante, tornando-se, muitas vezes, o virtual predominante.
O profissional da empresa familiar, geralmente, tem laços afetivos fortes por, às vezes, serem pessoas da própria família que convivem em um ambiente empresarial.
A pergunta que se faz: Na pandemia mudou-se o perfil dos liderados?
A resposta é que o perfil do profissional continua o mesmo. Há a classificação em quatro tipos de perfis de liderados: O inteligente com iniciativa, o inteligente sem iniciativa, o ignorante com iniciativa, e o ignorante sem iniciativa.
O profissional inteligente com iniciativa recebia as funções de comandantes gerais, estrategistas por sua visão do todo!
O profissional inteligente sem iniciativa é um perfil de profissional primordial, pois obedece ao seu líder de forma efetiva e traz competitividade para a empresa familiar.
O profissional ignorante sem iniciativa colabora com a empresa familiar porque segue os comandos do líder e, portanto, atinge os objetivos por seguir os planos traçados.
O profissional ignorante com iniciativa é uma ameaça para o ambiente da empresa familiar porque, normalmente, esse profissional muda os processos já testados e estabelecidos resultando em prejuízo de tempo e recursos, perde importantes fornecedores que são leais, deixa os clientes insatisfeitos por não atendê-los adequadamente.
Então, o líder da empresa familiar deve ficar atento aos seus liderados para que o investimento no treinamento do profissional possa transformar o comportamento das pessoas lideradas. E esses liderados conseguirem formar um time coeso não apenas em relação ao laço afetivo, mas para atender a visão do líder que é o desenvolvimento profissional para atingir os objetivos empresariais.
Este texto está fundamentado na paródia de Napoleão Bonaparte. Disponível em: < https://youtu.be/fk8btl6yLKg>. Acesso em: jan. 2021.
Gostou do texto? Curta!
O conteúdo foi útil? Compartilhe.