Mercado Livre de Energia - Cepecaf

Cepecaf - Centro de Pesquisa e Capacitação do Agronegócio Familiar

(16) 3209-7259 | (16) 99975-0502
Cepecaf - Centro de Pesquisa e Capacitação do Agronegócio Familiar

Blog

Mercado Livre de Energia

Você micro empresário(a) já sabe do que se trata o Mercado Livre de Energia?

O Mercado Livre de Energia é um ambiente de negociação livre em que possibilita os consumidores a negociarem condições como preço, prazos, volume a consumir e formas de pagamento diretamente com as geradoras ou comercializadoras de energia elétrica.

Desta forma, os consumidores ficam livres das tarifas, condições e outros custos cobrados pelo governo no fornecimento de energia elétrica.

Para as Pequenas e Médias Empresas a contratação de energia elétrica no Mercado Livre de Energia propicia negociações de preços e tarifas mais competitivas, em que o(a) empresário(a) escolhe seu fornecedor de energia e contrata a quantidade de energia que precisa. Entre outras vantagens, ainda pode-se listar: maior previsibilidade orçamentária, amplo poder na tomada de decisões e sustentabilidade (levando em consideração que as opções de energia eólica e solar estão crescendo no país).

Segundo dados da Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia (ABRACEL), o Ambiente de Contratação Livre (ACL) fechou o 1º semestre de 2020 com 7222 consumidores (938 são livres e 6284 são especiais). Foram contabilizadas 165 novas migrações, representando, neste período, um crescimento de 10,2%. Segundo dados da associação, o setor mantém o fornecimento de 30% da energia consumida no país.

Quem pode participar do ambiente do Mercado Livre de Energia?

O primeiro passo é participar da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) e também é necessário que a empresa esteja enquadrada em uma das seguintes categorias:

  • Consumidor Livre: demanda mínima de 1.500 kW. Esse consumidor poderá escolher qual será seu fornecedor de energia elétrica.
  • Consumidor Especial: demanda entre 500 kW e 1,5 MW, com o direito de adquirir energia elétrica de Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHS) ou de fontes incentivadas especiais (eólicas, biomassa ou solar).
  •  Comunhão: participação daquelas empresas que não possuem demanda suficiente para operar sozinha na ACL. Nesses casos a empresa poderá realizar uma comunhão com outras unidades consumidoras para atingir o
    nível mínimo de demanda de 0,5MW.

Obs.: A categoria de Comunhão só será válida para consumidores com o mesmo CNPJ ou localizados em área contígua, ou seja, sem separação por vias públicas.

As desvantagens dessa modalidade se encontram nos riscos de mercado como as variações de preços dos fornecedores, o que exigirá constante atenção por parte das empresas contratantes e a contratação de volume de energia inadequados para seu negócio, o que implicará em custos extras ao seu negócio.

Grandes benefícios no orçamento e planejamento das empresas o Mercado Livre de Energia poderá trazer as Micro e Pequenas empresas. Ao fazer parte desse mercado, como todo movimento estratégico, é necessário se atentar a sua própria demanda de energia e, as condições oferecidas pelos fornecedores, para que se possa tirar vantagens provendo ao seu empreendimento boas energias!

 

Gostou do texto? Curta!

O conteúdo foi útil? Compartilhe.

Compartilhe esse artigo

SOBRE O CEPECAF

O CEPECAF – Centro de Pesquisa e Capacitação da Empresa Familiar tem como propósito dar visibilidade a um tipo de organização de extrema importância econômica e relevância social em nível mundial: a empresa familiar.

O CEPECAF nasceu na FCAV-UNESP, campus Jaboticabal – SP, sob a coordenação geral da Profa. Dra. Lesley Carina do Lago Attadia Galli, docente e pesquisadora da instituição. Atualmente, o grupo vem ampliando sua abrangência, englobando estudantes e pesquisadores de outras universidades brasileiras e do exterior.

A presença do CEPECAF em uma plataforma digital é uma conquista muito importante na medida em que aproxima ainda mais o grupo da comunidade, por meio da articulação de diferentes mecanismos de comunicação e interação junto ao nosso público-alvo.

Certificado pelo CNPq, o CEPECAF realiza diversas de atividades de ensino, pesquisa e extensão, esperando contribuir de maneira efetiva para o desenvolvimento e sustentabilidade das empresas familiares.

Cepecaf - Centro de Pesquisa e Capacitação do Agronegócio Familiar


    Endereço

    UNESP
    Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias - FCAV - campus Jaboticabal
    Departamento de Economia, Administração e Educação - DEAE

    Telefone

    (16) 3209-7259

    (16) 99975-0502

    Email

    contato@cepecaf.com.br