De chapéu na mão... - Cepecaf

Cepecaf - Centro de Pesquisa e Capacitação do Agronegócio Familiar

(16) 3209-7259 | (16) 99975-0502
Cepecaf - Centro de Pesquisa e Capacitação do Agronegócio Familiar

Blog

De chapéu na mão…

Por que é tão difícil ter acesso ao crédito sendo um empreendedor familiar?

Não importa se você é iniciante no empreendedorismo familiar ou alguém com experiência e que busca expandir suas operações. Quando o assunto passa pela captação de crédito, o que uma hora era euforia, torna-se uma grande possibilidade de frustração.

De modo geral, temos dois caminhos: a formação de uma sociedade (ou concessão de um percentual, caso já seja uma empresa constituída) ou a temida busca de um financiamento bancário.

Especialmente no segundo caso, saiba que esse será um processo altamente burocrático e que demandará organização administrativa, conhecimento do mercado de crédito, uso de garantias materiais, etc.

Mas qual a razão do acesso ao crédito ser tão difícil em nosso país?

Neste artigo, vou elencar os 3 (três) principais motivos.

Entendo que o primeiro ponto passa pela dificuldade de recuperação do valor por parte do Banco. Uma vez que o risco é maior, consequentemente, os critérios e exigências que respaldam a instituição financeira antes da concessão do crédito serão maiores.

Ou seja, quanto maior for a inadimplência, mais difícil será a concessão de crédito para um empreendedor. Para se ter uma ideia, em 2019, segundo o Banco Mundial, a cada U$100,00 emprestados, somente U$14,60 são recuperados por vias normais.

Outro ponto que, por incrível que pareça, também gera diversas negativas é o desconhecimento das linhas de financiamento por parte dos empreendedores.

Apesar de recursos que facilitam o acesso aos modelos de financiamento, como os sites dos bancos, eles continuam com um “financeirês” rebuscado de difícil entendimento.

Também posso elencar o desconhecimento do próprio negócio, ou seja, dos números, dados, percentuais de crescimento e lucratividade e outras informações que são de grande interesse para as instituições financeiras.

Um dos principais motivos para essa situação é que o empreendedor, ao mesmo tempo, é o funcionário e, por conta disso, seu foco está muito mais voltado ao operacional do que na gestão.

Cabe ressaltar que, apesar de 80% das operações de crédito estarem centralizadas entre quatro bancos, sendo dois deles estatais, crescem opções que tendem a ter processos mais simplificados como as agências de fomento e as cooperativas de crédito, por exemplo.

O CEPECAF pode te ajudar tanto na organização da gestão do seu empreendimento familiar, quanto na orientação para a conquista do tão sonhado investimento e na estruturação do crescimento saudável do seu negócio.

Então, se essa é a sua realidade, não perca mais tempo e entre em contato conosco.

 

Forte abraço e até o próximo conteúdo!

 

Gostou do texto? Curta!

O conteúdo foi útil? Compartilhe.

Compartilhe esse artigo

SOBRE O CEPECAF

O CEPECAF – Centro de Pesquisa e Capacitação da Empresa Familiar tem como propósito dar visibilidade a um tipo de organização de extrema importância econômica e relevância social em nível mundial: a empresa familiar.

O CEPECAF nasceu na FCAV-UNESP, campus Jaboticabal – SP, sob a coordenação geral da Profa. Dra. Lesley Carina do Lago Attadia Galli, docente e pesquisadora da instituição. Atualmente, o grupo vem ampliando sua abrangência, englobando estudantes e pesquisadores de outras universidades brasileiras e do exterior.

A presença do CEPECAF em uma plataforma digital é uma conquista muito importante na medida em que aproxima ainda mais o grupo da comunidade, por meio da articulação de diferentes mecanismos de comunicação e interação junto ao nosso público-alvo.

Certificado pelo CNPq, o CEPECAF realiza diversas de atividades de ensino, pesquisa e extensão, esperando contribuir de maneira efetiva para o desenvolvimento e sustentabilidade das empresas familiares.

Cepecaf - Centro de Pesquisa e Capacitação do Agronegócio Familiar


    Endereço

    UNESP
    Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias - FCAV - campus Jaboticabal
    Departamento de Economia, Administração e Educação - DEAE

    Telefone

    (16) 3209-7259

    (16) 99975-0502

    Email

    contato@cepecaf.com.br