Você sabe o que é a Matriz de Ansoff e qual a sua aplicabilidade?

A matriz de Ansoff foi criada por Harry Igor Ansoff e publicada na Harvard Business Review em 1957. Nessa publicação, Ansoff, define a estratégia de produto e mercado como “Uma declaração conjunta de uma linha de produtos e o conjunto correspondente de missões para as quais os produtos são projetados”. Com isso, essa tornou-se uma importante ferramenta de gestão para aplicabilidade em empresas que buscam crescimento de seus negócios.
A matriz Ansoff conta com quatro estratégias baseadas em:
- Penetração de mercado: tem foco no aumento das vendas de produtos já existentes para um mercado já existente;
- Desenvolvimento de produtos: tem foco em novos produtos em um mercado já existente;
- Desenvolvimento de mercado: a estratégia aqui é entrar em novo mercado com os produtos já existentes;
- Diversificação: tem foco de entrada em novos mercados com novos produtos.
Essa matriz, quando utilizada corretamente como ferramenta estratégica, proporciona um aumento de rentabilidade através de planejamentos de vendas, com criação de novos produtos ou com a exploração de novos mercados. É importante frisar que a cada etapa da matriz possui suas particularidades e riscos envolvidos, sendo que, a diversificação é o caminho que apresenta maiores riscos para uma organização.
Em 1999 houve uma expansão em ambos os eixos da matriz, essa alteração foi elaborada por Kotler e Armstrong devido ao aumento da complexidade nos mercados, aumento nas concorrências e o desenvolvimento de comércio internacional.
A matriz expandida permite que os gestores busquem novas iniciativas, tendo a diversificação em ambos os eixos, ou seja, mercados ou produtos, ou ambos ao mesmo tempo.
A Google faz uso dessa ferramenta para alcançar novos mercados e prospectar futuros com os produtos existentes e a criação de novos produtos. Recentemente a Americas Business Review edição de julho-agosto/2020 publicou um artigo “Aumente sua receita com a matriz Ansoff: estudo de caso do Google”, onde cita, passo a passo a trajetória da empresa aliada a matriz, dando foco a particularidade e os riscos envolvidos em cada etapa.
A matriz de Ansoff, tanto no modelo tradicional, quanto no modelo expandida, são ótimas ferramentas para empresas que buscam expandir mercado e aumentar a rentabilidade.
Quer saber mais sobre essa ferramenta de gestão? Precisa de ajuda para planejamento estratégico da sua empresa?
O CEPECAF pode te auxiliar no processo de Inovação com praticidade e responsabilidade, siga nossas redes!
Gostou do texto? Curta!
O conteúdo foi útil? Compartilhe.