Investimento empresarial em tempos de crise
Estamos em 2021, mas grande parte dos desafios para esse ano são heranças de 2020. A Covid -19 ainda é motivo de grande parte da atual crise econômica/ financeira/ política e demonstra alguns sinais de seu fim com o avanço das vacinas. Entretanto, ao sair de pauta o monotemático assunto hospitalar, surgirão novos objetivos a serem alcançados: crescimento econômico, geração de emprego e renda, auxílio social, dentre outras cicatrizes deixadas pelo vírus.
Surge então uma dúvida que muitos empresários ou diretores de empresas podem pensar: quando voltar a investir na produção? Maquinário? Pessoas?
A decisão pode ser simples ao olharmos uma taxa de juros tão baixa no mercado e o excesso de liquidez dos mercados. Para empresas, porém, o investimento é um casamento de longo prazo com a expectativa de retorno consistente em relação ao risco tomado hoje (bem como a incerteza do futuro).
Tomemos um exemplo prático: Uma indústria de alimentos tem um projeto para entrar com um novo produto no mercado. A equipe de marketing planejou toda a execução de canais de venda, preço e publicidade. A equipe de estratégia fez o estudo de todos os cenários possíveis em relação aos concorrentes e consumidores. A equipe de produção estruturou todo o processo fabril com a compra de novo maquinário. O RH pensou nos talentos que precisa adquirir para manusear o novo produto. A conta fecha com o cenário feito em 2019, mas e agora? Seria interessante entrar com esse novo investimento?
A avaliação dessa decisão deverá ser tomada com base em fatores externos: economia, concorrentes e consumidores, mas também atenção total no interior de sua empresa: há capital para esse aporte ou preciso de financiamento? Uma decisão de compra mal planejada pode desestruturar financeiramente a capacidade da companhia de continuar até com os produtos atuais, já que o caixa (ou recurso disponível) foi utilizado em um projeto ruim.
Do mesmo modo, durante a crise surgem oportunidades interessantes para os empresários. O investimento pode até sofrer nos primeiros momentos com relação à demanda, mas o seu custo de projeto pode ser menor caso consiga negociar com o seu fornecedor. A liquidez ou planejamento financeiro bem estruturado pode gerar ofertas na compra de seu maquinário.
Não há momento certo ou ideal para concretizar o seu investimento. O que existem são janelas de oportunidade que surgem quando o empresário entende que seu negócio precisa ser dinâmico, flexível e adaptável às mudanças. De todo modo, ter reservas para aproveitar “ofertas” de seus fornecedores (que muitas vezes precisam vender a qualquer custo para honrar dívidas) ajudam a melhorar o retorno do investimento no longo prazo.
Em tempos de crise, quem tem liquidez (e estratégia) é rei.
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