Produção Orgânica para as Hortaliças - Cepecaf

Cepecaf - Centro de Pesquisa e Capacitação do Agronegócio Familiar

(16) 3209-7259 | (16) 99975-0502
Cepecaf - Centro de Pesquisa e Capacitação do Agronegócio Familiar

Blog

Produção Orgânica para as Hortaliças

A agricultura é o setor que mais se destaca em crescimento no Brasil nestes últimos anos, mesmo com esta pandemia que está assolando nossa nação e o globo terrestre, isso porque esse setor se adapta rapidamente a novas tecnologias tanto no âmbito de máquinas, como nas pesquisas focadas em aumentar as produções sem necessitar aumentar áreas.

Essas adaptações vêm afetando tanto a área urbana como a rural, muitos produtores acreditam que as tecnologias existentes estão disponíveis somente para grandes produtores, com áreas gigantescas, mas eles estão enganados, pois um pequeno produtor de hortaliças também pode ter e utilizar tecnologias que possam melhorar seu manejo com suas culturas.

Hoje, 54% das áreas de plantio de hortaliças no Brasil são de produtores familiares e, pasmem, esse produtor pode ser chamado de empresário rural do ramo de hortaliças, pois ele produz alimentos em pequenas áreas em grandes volumes.

Este aumento de produção pode gerar um alto custo de produção, entretanto existem meios para que esse produtor possa aumentar produção com aumento de renda. A produção de alimentos orgânicos é um meio o qual o produtor tende a produzir alimentos sem precisar aplicar defensivos agrícolas e utilizar fertilizantes a base de matérias-primas não sustentáveis, além disso, os novos consumidores estão cada vez mais buscando alimentos saudáveis e, estes por sua vez, são alimentos produzidos sem nenhum contato com agroquímicos.

Por isso, o produtor precisa alterar seu manejo, seu modo de pensar e agir como um produtor normal, uma alteração simples e direta é utilizar compostos orgânicos (compostagem) de bovinos (leite e corte) como meio de adubar o solo, outro modo é aplicar produtos biológicos, também, produzir biorepelentes a base de plantas. Por fim, o mesmo pode, também, cultivar plantas ao redor dos canteiros, tendo como função de barreiras naturais, dentre outros métodos simples e aplicáveis que podem ajudar o produtor familiar a gerar riquezas em uma pequena área utilizando todas as matérias-primas que estão a seu favor.

 

Gostou do texto? Curta!

O conteúdo foi útil? Compartilhe.

Compartilhe esse artigo

SOBRE O CEPECAF

O CEPECAF – Centro de Pesquisa e Capacitação da Empresa Familiar tem como propósito dar visibilidade a um tipo de organização de extrema importância econômica e relevância social em nível mundial: a empresa familiar.

O CEPECAF nasceu na FCAV-UNESP, campus Jaboticabal – SP, sob a coordenação geral da Profa. Dra. Lesley Carina do Lago Attadia Galli, docente e pesquisadora da instituição. Atualmente, o grupo vem ampliando sua abrangência, englobando estudantes e pesquisadores de outras universidades brasileiras e do exterior.

A presença do CEPECAF em uma plataforma digital é uma conquista muito importante na medida em que aproxima ainda mais o grupo da comunidade, por meio da articulação de diferentes mecanismos de comunicação e interação junto ao nosso público-alvo.

Certificado pelo CNPq, o CEPECAF realiza diversas de atividades de ensino, pesquisa e extensão, esperando contribuir de maneira efetiva para o desenvolvimento e sustentabilidade das empresas familiares.

Cepecaf - Centro de Pesquisa e Capacitação do Agronegócio Familiar


    Endereço

    UNESP
    Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias - FCAV - campus Jaboticabal
    Departamento de Economia, Administração e Educação - DEAE

    Telefone

    (16) 3209-7259

    (16) 99975-0502

    Email

    contato@cepecaf.com.br