Produção Orgânica para as Hortaliças

A agricultura é o setor que mais se destaca em crescimento no Brasil nestes últimos anos, mesmo com esta pandemia que está assolando nossa nação e o globo terrestre, isso porque esse setor se adapta rapidamente a novas tecnologias tanto no âmbito de máquinas, como nas pesquisas focadas em aumentar as produções sem necessitar aumentar áreas.
Essas adaptações vêm afetando tanto a área urbana como a rural, muitos produtores acreditam que as tecnologias existentes estão disponíveis somente para grandes produtores, com áreas gigantescas, mas eles estão enganados, pois um pequeno produtor de hortaliças também pode ter e utilizar tecnologias que possam melhorar seu manejo com suas culturas.
Hoje, 54% das áreas de plantio de hortaliças no Brasil são de produtores familiares e, pasmem, esse produtor pode ser chamado de empresário rural do ramo de hortaliças, pois ele produz alimentos em pequenas áreas em grandes volumes.
Este aumento de produção pode gerar um alto custo de produção, entretanto existem meios para que esse produtor possa aumentar produção com aumento de renda. A produção de alimentos orgânicos é um meio o qual o produtor tende a produzir alimentos sem precisar aplicar defensivos agrícolas e utilizar fertilizantes a base de matérias-primas não sustentáveis, além disso, os novos consumidores estão cada vez mais buscando alimentos saudáveis e, estes por sua vez, são alimentos produzidos sem nenhum contato com agroquímicos.
Por isso, o produtor precisa alterar seu manejo, seu modo de pensar e agir como um produtor normal, uma alteração simples e direta é utilizar compostos orgânicos (compostagem) de bovinos (leite e corte) como meio de adubar o solo, outro modo é aplicar produtos biológicos, também, produzir biorepelentes a base de plantas. Por fim, o mesmo pode, também, cultivar plantas ao redor dos canteiros, tendo como função de barreiras naturais, dentre outros métodos simples e aplicáveis que podem ajudar o produtor familiar a gerar riquezas em uma pequena área utilizando todas as matérias-primas que estão a seu favor.
Gostou do texto? Curta!
O conteúdo foi útil? Compartilhe.