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Lições básicas nas Redes Sociais

Quantas vezes nos pegamos pensando em como ampliar o alcance dos nossos produtos e serviços para os consumidores? Mas ainda assim, existe aquela “pedrinha no sapato” que nos faz dar um passo para trás. Estou falando da dificuldade que os empreendedores possuem para se “conectar” com os clientes utilizando a internet e as redes sociais a seu favor, afinal, não basta criar uma página no Facebook, Instagram ou até uma conta no Whatsapp Business e não gerenciar essas “máquinas” como merecem.

A seguir, veja dicas simples para potencializar sua comunicação nas redes sociais e ampliar o alcance do seu negócio:

1- Primeiramente, entenda quem é o seu público alvo e o que ele busca nas redes sociais em termos de conteúdo. A segmentação de mercado é ponto chave para que você compreenda com quem está se comunicando, bem como os desejos e necessidades deste alvo. Afinal, criar publicações para “todo mundo” só vai fazer você gastar tempo e dinheiro, além de atingir públicos aleatórios. Uma simples pesquisa em páginas de negócios similares ao seu, observando as publicações de sucesso e o tipo de comunicação executada com o “target”, faz com que os repertórios da sua empresa possam ser ampliados e a fala com os seus clientes possa estar mais alinhada. Veja bem, não se trata de copiar as ações do concorrente, e sim observar as boas práticas, adaptando às características do seu negócio. Chamamos isso de “benchmarking”.

2- A comunicação visual é responsável por 80% das decisões que envolvem algum tipo de compra, seja de produtos, serviços e até ideias. Utilizar boas fotos, com cores adequadas ao seu tipo de negócio, na hora de se comunicar e fazer a proposta de venda ajuda a alavancar os acessos e curtidas nas redes, potencializando a publicação e mantendo o seu negócio por mais tempo no “feed” dos seguidores. Mas atenção, utilize fotografias que façam jus ao seu produto. A pior experiência que o cliente pode ter é comprar a “foto” e se decepcionar com a realidade. Entregue exatamente aquilo que aparece nas publicações.

3- A frequência das publicações deve ser diária, não adianta estar nas redes e aparecer por lá uma vez por semana ou quase nunca. Porém, esteja atento ao tipo de conteúdo postado no dia a dia, precisa ser material de qualidade. Para dar sequência ao trabalho, nomeie alguém da empresa ou faça você mesmo o gerenciamento da página.

4- Existem horários específicos para que a publicação tenha mais engajamento. Vai depender do tipo de negócio. Para o setor do varejo, por exemplo, os dias mais intensos para publicação são aos finais de semana, pois as pessoas realizam mais compras neste período, porém não quer dizer que você só deva publicar aos sábados. Trabalhe os conteúdos DIARIAMENTE. Busque atender aos desejos e necessidades do cliente SEMPRE.

5- Por fim, atenção para o feedback do cliente e os pedidos recebidos nas redes. Não há nada pior do que tentar se comunicar por esses canais e receber a resposta da empresa uma semana depois ou nunca receber. Tenha sempre um responsável para realizar este atendimento. Lembre-se que as pessoas buscam as redes sociais por serem mais velozes em todos os sentidos, desde encontrar aquilo que se busca até o momento da satisfação do desejo.

Entenda que as redes sociais são aliadas ao crescimento dos negócios se você souber utilizar as ferramentas a seu favor. Segundo o nosso grande pai do marketing, Philip Kotler: “Os clientes se adaptam mais às opiniões sociais. Na verdade, a maioria das decisões de compra pessoais serão essencialmente decisões sociais”.

 

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SOBRE O CEPECAF

O CEPECAF – Centro de Pesquisa e Capacitação da Empresa Familiar tem como propósito dar visibilidade a um tipo de organização de extrema importância econômica e relevância social em nível mundial: a empresa familiar.

O CEPECAF nasceu na FCAV-UNESP, campus Jaboticabal – SP, sob a coordenação geral da Profa. Dra. Lesley Carina do Lago Attadia Galli, docente e pesquisadora da instituição. Atualmente, o grupo vem ampliando sua abrangência, englobando estudantes e pesquisadores de outras universidades brasileiras e do exterior.

A presença do CEPECAF em uma plataforma digital é uma conquista muito importante na medida em que aproxima ainda mais o grupo da comunidade, por meio da articulação de diferentes mecanismos de comunicação e interação junto ao nosso público-alvo.

Certificado pelo CNPq, o CEPECAF realiza diversas de atividades de ensino, pesquisa e extensão, esperando contribuir de maneira efetiva para o desenvolvimento e sustentabilidade das empresas familiares.

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