Gestão em organizações da agricultura familiar: gargalos e potencialidades - Cepecaf

Cepecaf - Centro de Pesquisa e Capacitação do Agronegócio Familiar

(16) 3209-7259 | (16) 99975-0502
Cepecaf - Centro de Pesquisa e Capacitação do Agronegócio Familiar

Blog

Gestão em organizações da agricultura familiar: gargalos e potencialidades

Segundo o último Censo Agropecuário disponível – com referência no ano de 2017 – a agricultura familiar representava 77% dos estabelecimentos agropecuários do País, respondendo por 23% da área agrícola nacional. Além disso, foi responsável por parte considerável da produção de alimentos: 69% da produção nacional de mandioca, 22% de feijão, 12% de batata, 11% do arroz, 45% do plantel de aves e 31% dos bovinos.

A agricultura familiar ocupava 10,1 milhões de pessoas, o que correspondeu a 67% da mão de obra empregada na agricultura nacional. Somente no Estado de São Paulo, foram 281.535 pessoas, 33,7% dos empregos gerados nos campos paulistas. O Estado de São Paulo contabilizou 6.185 estabelecimentos agropecuários familiares com agroindústria rural, gerando um valor de produção de R$ 228,8 milhões, o que correspondeu a 32,5% do valor de produção do total de estabelecimentos com agroindústria no estado.

Apesar destes dados expressivos, a comercialização e distribuição se apresentam como um dos maiores gargalos da agricultura familiar. Ademais, vale destacar que o universo de empreendimentos rurais familiares é bastante heterogêneo.

Em um extremo, encontram-se algumas cooperativas/associações familiares estruturadas, compostas por inúmeros produtores, com elevada capacidade de processamento e agregação de valor aos produtos agropecuários. Por outro lado, inúmeras organizações familiares carecem de estrutura física, organizacional, de capital e gestão profissional. Tais organizações apresentam dificuldades, inclusive para acessar os mercados institucionais direcionados exclusivamente à agricultura familiar, como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e a Lei 11.947/2009 que regulamenta o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

Nesse sentido, abre-se um campo considerável para estudantes, extensionistas e pesquisadores quanto à atuação que proporcione incrementos na gestão desses empreendimentos rurais familiares, levando em consideração o contexto dessas organizações. A citar-se, a elaboração de modelos e ferramentas de gestão de pessoas; a aplicação de ferramentas de marketing – aproveitando o apelo sustentável da produção agrícola familiar – desenvolvendo canais de divulgação e comercialização; a utilização de técnicas de administração financeira para análise da viabilidade econômica de projetos; dentre outras possibilidades de atuação.

Gostou do texto? Curta!

O conteúdo foi útil? Compartilhe.

Compartilhe esse artigo
    [ssba-buttons]

SOBRE O CEPECAF

O CEPECAF – Centro de Pesquisa e Capacitação da Empresa Familiar tem como propósito dar visibilidade a um tipo de organização de extrema importância econômica e relevância social em nível mundial: a empresa familiar.

O CEPECAF nasceu na FCAV-UNESP, campus Jaboticabal – SP, sob a coordenação geral da Profa. Dra. Lesley Carina do Lago Attadia Galli, docente e pesquisadora da instituição. Atualmente, o grupo vem ampliando sua abrangência, englobando estudantes e pesquisadores de outras universidades brasileiras e do exterior.

A presença do CEPECAF em uma plataforma digital é uma conquista muito importante na medida em que aproxima ainda mais o grupo da comunidade, por meio da articulação de diferentes mecanismos de comunicação e interação junto ao nosso público-alvo.

Certificado pelo CNPq, o CEPECAF realiza diversas de atividades de ensino, pesquisa e extensão, esperando contribuir de maneira efetiva para o desenvolvimento e sustentabilidade das empresas familiares.

Cepecaf - Centro de Pesquisa e Capacitação do Agronegócio Familiar


    Endereço

    UNESP
    Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias - FCAV - campus Jaboticabal
    Departamento de Economia, Administração e Educação - DEAE

    Telefone

    (16) 3209-7259

    (16) 99975-0502

    Email

    contato@cepecaf.com.br