Familiaridade, Sistemas de Controle Gerencial e Inovação: Como podemos avançar?

A estratégia de atuar com inovação impõe desafios à gestão familiar, os quais podem ter implicações no uso dos Sistemas de Controle Gerencial (SCG), porque um dos meios de a empresa sobreviver em ambientes incertos é compreender o papel de tais sistemas para criar vantagem competitiva.
Nesse sentido, as alavancas gerenciais idealizadas por Simons (1995) estão estruturadas como: Sistemas de Crenças, Sistemas de limites, Sistemas diagnósticos e Sistemas interativos. Os sistemas de crenças têm como propósito definir, comunicar e reforçar valores básicos para a organização; o sistema de limites formais estabelece as regras da organização; o controle diagnóstico monitora os resultados organizacionais e, por fim, o controle interativo sugere o diálogo e a aprendizagem para toda a organização.
O uso do controle gerencial facilita o alcance dos objetivos das empresas familiares e motiva os funcionários a cumprirem as metas da empresa. Ademais, características da influência e envolvimento da família podem ser determinantes para a liderança e força no alcance dos objetivos organizacionais. Comparativamente com os demais tipos de empresas, as empresas familiares detêm maior controle e monitoramento dos recursos e agilidade no processo de tomada de decisão que busca se desenvolver no longo-prazo, tem apego emocional e valoriza os vínculos e relações sociais na organização.
O desempenho de inovação é importante para compreender como a influência e o envolvimento da família ajudam ou limitam a capacidade de uma empresa familiar inovar e renovar-se competitivamente, crescer e criar oportunidades para os colaboradores e gerar riqueza. Assim, estes fatores, juntamente com o objetivo comum da família na manutenção do negócio sob o controle familiar, são esperados para trazer um contexto regional e discutir o uso de controles gerenciais para a inovação.
Desta forma, estudar a empresa familiar e buscar respostas para problemas que envolvem os controles e a inovação gerencial, pode ajudar a entender em que grau essas relações acontecem. O tema de pesquisa que envolve empresas familiares é instigante e inspirador. Todos nós temos ou conhecemos alguém que tem uma empresa familiar. Estão em todo lugar. Em todas as regiões, de qualquer estado brasileiro, ou fora do país, a quantidade de empresas familiares é muito grande, contudo, no Brasil, ainda faltam observatórios e banco de dados que ajudem os pesquisadores a entender e conhecer mais as empresas familiares.
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