Familiaridade, Sistemas de Controle Gerencial e Inovação: Como podemos avançar? - Cepecaf

Cepecaf - Centro de Pesquisa e Capacitação do Agronegócio Familiar

(16) 3209-7259 | (16) 99975-0502
Cepecaf - Centro de Pesquisa e Capacitação do Agronegócio Familiar

Blog

Familiaridade, Sistemas de Controle Gerencial e Inovação: Como podemos avançar?

A estratégia de atuar com inovação impõe desafios à gestão familiar, os quais podem ter implicações no uso dos Sistemas de Controle Gerencial (SCG), porque um dos meios de a empresa sobreviver em ambientes incertos é compreender o papel de tais sistemas para criar vantagem competitiva.

Nesse sentido, as alavancas gerenciais idealizadas por Simons (1995) estão estruturadas como: Sistemas de Crenças, Sistemas de limites, Sistemas diagnósticos e Sistemas interativos. Os sistemas de crenças têm como propósito definir, comunicar e reforçar valores básicos para a organização; o sistema de limites formais estabelece as regras da organização; o controle diagnóstico monitora os resultados organizacionais e, por fim, o controle interativo sugere o diálogo e a aprendizagem para toda a organização.

O uso do controle gerencial facilita o alcance dos objetivos das empresas familiares e motiva os funcionários a cumprirem as metas da empresa. Ademais, características da influência e envolvimento da família podem ser determinantes para a liderança e força no alcance dos objetivos organizacionais. Comparativamente com os demais tipos de empresas, as empresas familiares detêm maior controle e monitoramento dos recursos e agilidade no processo de tomada de decisão que busca se desenvolver no longo-prazo, tem apego emocional e valoriza os vínculos e relações sociais na organização.

O desempenho de inovação é importante para compreender como a influência e o envolvimento da família ajudam ou limitam a capacidade de uma empresa familiar inovar e renovar-se competitivamente, crescer e criar oportunidades para os colaboradores e gerar riqueza. Assim, estes fatores, juntamente com o objetivo comum da família na manutenção do negócio sob o controle familiar, são esperados para trazer um contexto regional e discutir o uso de controles gerenciais para a inovação.

Desta forma, estudar a empresa familiar e buscar respostas para problemas que envolvem os controles e a inovação gerencial, pode ajudar a entender em que grau essas relações acontecem. O tema de pesquisa que envolve empresas familiares é instigante e inspirador. Todos nós temos ou conhecemos alguém que tem uma empresa familiar. Estão em todo lugar. Em todas as regiões, de qualquer estado brasileiro, ou fora do país, a quantidade de empresas familiares é muito grande, contudo, no Brasil, ainda faltam observatórios e banco de dados que ajudem os pesquisadores a entender e conhecer mais as empresas familiares.

 

Gostou do texto? Curta!

O conteúdo foi útil? Compartilhe

Compartilhe esse artigo

SOBRE O CEPECAF

O CEPECAF – Centro de Pesquisa e Capacitação da Empresa Familiar tem como propósito dar visibilidade a um tipo de organização de extrema importância econômica e relevância social em nível mundial: a empresa familiar.

O CEPECAF nasceu na FCAV-UNESP, campus Jaboticabal – SP, sob a coordenação geral da Profa. Dra. Lesley Carina do Lago Attadia Galli, docente e pesquisadora da instituição. Atualmente, o grupo vem ampliando sua abrangência, englobando estudantes e pesquisadores de outras universidades brasileiras e do exterior.

A presença do CEPECAF em uma plataforma digital é uma conquista muito importante na medida em que aproxima ainda mais o grupo da comunidade, por meio da articulação de diferentes mecanismos de comunicação e interação junto ao nosso público-alvo.

Certificado pelo CNPq, o CEPECAF realiza diversas de atividades de ensino, pesquisa e extensão, esperando contribuir de maneira efetiva para o desenvolvimento e sustentabilidade das empresas familiares.

Cepecaf - Centro de Pesquisa e Capacitação do Agronegócio Familiar


    Endereço

    UNESP
    Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias - FCAV - campus Jaboticabal
    Departamento de Economia, Administração e Educação - DEAE

    Telefone

    (16) 3209-7259

    (16) 99975-0502

    Email

    contato@cepecaf.com.br