Internacionalização de Empresas Familiares e Planejamento Estratégico de Marketing - Cepecaf

Cepecaf - Centro de Pesquisa e Capacitação do Agronegócio Familiar

(16) 3209-7259 | (16) 99975-0502
Cepecaf - Centro de Pesquisa e Capacitação do Agronegócio Familiar

Blog

Internacionalização de Empresas Familiares e Planejamento Estratégico de Marketing

Com o advento da Globalização de mercados e o “encurtamento” das distâncias entre países, a internacionalização de empresas surge como uma grande oportunidade para que as empresas expandam suas vendas para territórios além de suas fronteiras e incrementem as suas exportações, se mantendo competitivas no setor em que atuam.

Além da expansão para novos mercados, as exportações proporcionam às empresas evitar possíveis oscilações na economia nacional e consumo no mercado interno, além de oferecer uma vantagem competitiva como a comercialização de produtos “tipo exportação”, o que confere uma qualidade superior aos seus produtos, pelo fato de serem aceitos em mercados internacionais exigentes.

Quando um empresário decide iniciar processos de exportação, tal decisão necessita estar alinhada com o seu planejamento estratégico de marketing. Assim sendo, objetivos de marketing precisam ser definidos, além de ações e estratégias de marketing referentes à gestão de produtos (linha de produtos, marcas, embalagens, rotulagem, etc), preços (lista de preços, descontos, prazos, etc), praça ou canais de distribuição (estratégia com atacadistas, varejistas, distribuidores, comércio eletrônico, etc), promoção (propaganda/ mídias tradicionais: TV, rádio, revista, folder, outdoor e mídias sociais: web site institucional, redes sociais, Youtube, rádio on-line, blogs, e-mail marketing, relações públicas, força de vendas, marketing direto, etc) e força de vendas (equipe comercial, etc), orçamento, monitoramento e controle, para citar algumas etapas.

Tal planejamento é de suma importância para as empresas que pretendem se internacionalizar e adentrar em mercados internacionais, pois tem como intuito principal, minimizar possíveis riscos inerentes ao processo e definir diretrizes futuras para as empresas.

Vale destacar que o Brasil necessita expandir a pauta de produtos exportados, assim como o volume exportado e ampliar mercados consumidores. Tais iniciativas são de extrema relevância para o país, para que o mesmo tenha uma balança comercial superavitária, visto que a representatividade do país é pequena no comércio internacional mundial e que o mesmo possui um potencial incrível para aumentar tal participação.

 

Gostou do texto? Curta!

O conteúdo foi útil? Compartilhe.

 

Compartilhe esse artigo

SOBRE O CEPECAF

O CEPECAF – Centro de Pesquisa e Capacitação da Empresa Familiar tem como propósito dar visibilidade a um tipo de organização de extrema importância econômica e relevância social em nível mundial: a empresa familiar.

O CEPECAF nasceu na FCAV-UNESP, campus Jaboticabal – SP, sob a coordenação geral da Profa. Dra. Lesley Carina do Lago Attadia Galli, docente e pesquisadora da instituição. Atualmente, o grupo vem ampliando sua abrangência, englobando estudantes e pesquisadores de outras universidades brasileiras e do exterior.

A presença do CEPECAF em uma plataforma digital é uma conquista muito importante na medida em que aproxima ainda mais o grupo da comunidade, por meio da articulação de diferentes mecanismos de comunicação e interação junto ao nosso público-alvo.

Certificado pelo CNPq, o CEPECAF realiza diversas de atividades de ensino, pesquisa e extensão, esperando contribuir de maneira efetiva para o desenvolvimento e sustentabilidade das empresas familiares.

Cepecaf - Centro de Pesquisa e Capacitação do Agronegócio Familiar


    Endereço

    UNESP
    Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias - FCAV - campus Jaboticabal
    Departamento de Economia, Administração e Educação - DEAE

    Telefone

    (16) 3209-7259

    (16) 99975-0502

    Email

    contato@cepecaf.com.br