AgTechs: Como a nova geração de produtores tem mudado o agronegócio e as empresas familiares

O setor da agricultura e do agronegócio é tradicionalmente ligado as empresas familiares, são pessoas que encontraram no campo oportunidades que se transformaram em grandes negócios e empresas que são passadas de geração para geração, e que estão sujeitas a evolução da tecnologia e seus impactos.
A evolução tecnológica aliada a inovação se tornou solo fértil para o desenvolvimento das startups, que são pequenas empresas escaláveis, com grande potencial de crescimento rápido, construídas com uso intensivo de conhecimento e que trazem soluções para problemas reais bem como inovações disruptivas, impactando diretamente na sociedade e nos negócios, quebrando e trazendo novos paradigmas.
Mas você deve estar se perguntando: qual a relação das empresas familiares do agronegócio com as startups?
Elas estão mais próximas do que imaginamos, já que muitas startups têm surgido por meio de uma nova geração de filhos de produtores rurais a partir de problemas encontrados no cotidiano dos negócios da família. São jovens que saem do campo para estudar e que retornam para assumir os negócios da família trazendo soluções para problemas e desafios que conhecem de perto e que enfrentam no cotidiano do campo.
Esses jovens empreendedores encontraram uma oportunidade não apenas para a continuação dos negócios da família, mas também para expandir suas áreas de atuação, aliando seus conhecimentos da rotina do campo com os estudos e assim criando startups do setor do agronegócio, as chamadas AgTechs, por exemplo a Agrosmart e a Agrosolutions.
Muitas das soluções estão relacionadas a gestão e controle financeiro, agricultura de precisão (controle da produção e dos insumos) e automatização dos processos, que facilitam as operações diárias e o processo de tomada de decisão.
Essas startups geram impacto não apenas para os negócios das famílias, mas também oferecem suas soluções para outros produtores rurais, que com a sucessão familiar já são representados por uma nova geração de produtores rurais que rompe com as formas tradicionais de gestão e automatização do campo e que está mais aberta as inovações e a tecnologia, aumentando assim a competividade dos negócios da família.
Fica evidente que o empreendedorismo e inovação estão em todos os lugares, impactando de forma positiva os negócios existentes e criando oportunidades para as empresas familiares do agronegócio.
Gostou do texto? Curta!
O conteúdo foi útil? Compartilhe