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6 coisas que sua empresa precisa para atrair e manter clientes leais

O (Customer Lifetime Value) CLV é o valor total de um cliente para sua empresa durante o período de seu relacionamento com ele. É o resultado do que seus clientes gastam com você e da duração do relacionamento. O CLV também pode ser baseado no lucro, por isso também considera o custo para adquirir o cliente e o custo para atendê-lo. No entanto, como utilizar o CLV de forma prática? A seguir destaco 6 coisas que sua empresa precisa saber para atrair e manter clientes leais.

DADOS:

Estamos falando sobre informações relevantes que você tenha sobre seus clientes. O poder dos dados não está nos dados em si, mas nos insights que você obtém com isso. Um insight é uma compreensão precisa e profunda de algo, por exemplo, o comportamento dos seus clientes. Suas decisões estratégicas precisam ser feitas por meio de análise e interpretação.

TECNOLOGIA:

Para maximizar o CLV, a estratégia de negócios deve ser definida e, em seguida, a tecnologia implementada para apoiar a estratégia – e não o contrário. Além disso, você deve incluir sistemas de vendas (ERP), plataformas de comércio eletrônico, sistemas de CRM e CXM e ferramentas de gerenciamento de mídias sociais. A tecnologia deve ser utilizada para facilitar a jornada de seu cliente.

CONTEÚDO:

A criação de conteúdo permite que seus clientes saibam que você é a resposta para seus problemas. Um conteúdo bem feito cria confiança e fornece informações que as pessoas precisam para tomar uma decisão de compra informada. A chave do conteúdo é fornecer informações relevantes para o seu negócio, ao apresentar informações de apoio à decisão de compra.

PONTOS DE CONTATO:

Um ponto de contato é qualquer lugar em que um consumidor ou cliente entra em contato com sua empresa ou marca. Pode ocorrer antes, durante ou depois da decisão de compra. Identificar seus pontos de contato é a chave para compreender a jornada do cliente e a impressão que você cria ao longo do processo de compra.

JORNADA DO CLIENTE:

A jornada do cliente consiste no caminho que ele percorre no relacionamento com você. Este caminho conta a história desde o primeiro contato até a definição da lealdade. Um mapa da jornada do cliente também ajuda a entender as motivações e as dores de seus clientes.

EQUIPE:

Ao pensar em sua equipe, pense além do conceito de uma equipe de trabalho. Considere qualquer pessoa em sua empresa que afete a experiência do cliente. A habilidade de sua equipe e a cultura de sua empresa irão impactar as ações realizadas para otimizar o CLV.

 

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SOBRE O CEPECAF

O CEPECAF – Centro de Pesquisa e Capacitação da Empresa Familiar tem como propósito dar visibilidade a um tipo de organização de extrema importância econômica e relevância social em nível mundial: a empresa familiar.

O CEPECAF nasceu na FCAV-UNESP, campus Jaboticabal – SP, sob a coordenação geral da Profa. Dra. Lesley Carina do Lago Attadia Galli, docente e pesquisadora da instituição. Atualmente, o grupo vem ampliando sua abrangência, englobando estudantes e pesquisadores de outras universidades brasileiras e do exterior.

A presença do CEPECAF em uma plataforma digital é uma conquista muito importante na medida em que aproxima ainda mais o grupo da comunidade, por meio da articulação de diferentes mecanismos de comunicação e interação junto ao nosso público-alvo.

Certificado pelo CNPq, o CEPECAF realiza diversas de atividades de ensino, pesquisa e extensão, esperando contribuir de maneira efetiva para o desenvolvimento e sustentabilidade das empresas familiares.

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