Empresas Familiares são mais assertivas em processos de Inovação - Cepecaf

Cepecaf - Centro de Pesquisa e Capacitação do Agronegócio Familiar

(16) 3209-7259 | (16) 99975-0502
Cepecaf - Centro de Pesquisa e Capacitação do Agronegócio Familiar

Blog

Empresas Familiares são mais assertivas em processos de Inovação

O processo de inovação em uma empresa familiar muitas vezes é visto como um risco o qual pode causar impactos significativos em seus negócios, o que acaba gerando uma barreira para empresas que são extremamente tradicionais e que possuem uma gestão estagnada. Porém, cada vez mais, as práticas de inovação quando aplicadas nessas organizações tendem a ser mais assertivas do que nas organizações não familiares.

O artigo: Research: Family Firms Are More Innovative Than Other Companies publicado em 2017 pela Harvard Business Review afirma que empresas familiares são menos inovadoras, mas quando resolvem investir em um processo de inovação em seus negócios, elas são muito mais precisas e eficientes em suas escolhas.

Práticas de inovação, quando vistas em caráter dinâmico, proporcionam longevidade para empresas, ações empreendedoras de diferentes membros que fazem parte do quadro de gestão da organização familiar permitem colocar em prática inovações com retornos financeiros significativos.

Empresas familiares possuem muitos pontos positivos quando aplicam esse processo comparado com grandes organizações, podemos citar exemplos claros de que a organização do processo de inovação é muito mais alinhado e gerenciado por empresas de pequeno/médio porte, tais como:

  • Mais agilidade devido à proximidade e engajamento de seus funcionários;
  • Mais força e senso de dono em todos que estão envolvidos no processo;
  • Mais sabedoria por contar com opiniões e visões de várias gerações sobre o tema;

Contudo, é imprescindível que haja uma troca de ideias entre os líderes e os colaboradores do projeto, tendo como foco analisar a atualização de mercado e os pontos de competitividade do setor envolvido.

Por fim, é importante ressaltar também a transparência da comunicação para as tomadas de decisões alinhada com a linha de sucessão familiar da empresa, onde o foco seja sempre manter o negócio com aperfeiçoamento e projetando rentabilidade para empresa ao longo das gerações.

 

Quer saber mais sobre inovação? Precisa de um planejamento estratégico para avaliar opções e tecnologias de mercado disponíveis para o seu setor?

O CEPECAF pode te auxiliar no processo de Inovação com praticidade e responsabilidade, siga nossas redes!

 

Gostou do texto? Curta!

O conteúdo foi útil? Compartilhe.

Compartilhe esse artigo

SOBRE O CEPECAF

O CEPECAF – Centro de Pesquisa e Capacitação da Empresa Familiar tem como propósito dar visibilidade a um tipo de organização de extrema importância econômica e relevância social em nível mundial: a empresa familiar.

O CEPECAF nasceu na FCAV-UNESP, campus Jaboticabal – SP, sob a coordenação geral da Profa. Dra. Lesley Carina do Lago Attadia Galli, docente e pesquisadora da instituição. Atualmente, o grupo vem ampliando sua abrangência, englobando estudantes e pesquisadores de outras universidades brasileiras e do exterior.

A presença do CEPECAF em uma plataforma digital é uma conquista muito importante na medida em que aproxima ainda mais o grupo da comunidade, por meio da articulação de diferentes mecanismos de comunicação e interação junto ao nosso público-alvo.

Certificado pelo CNPq, o CEPECAF realiza diversas de atividades de ensino, pesquisa e extensão, esperando contribuir de maneira efetiva para o desenvolvimento e sustentabilidade das empresas familiares.

Cepecaf - Centro de Pesquisa e Capacitação do Agronegócio Familiar


    Endereço

    UNESP
    Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias - FCAV - campus Jaboticabal
    Departamento de Economia, Administração e Educação - DEAE

    Telefone

    (16) 3209-7259

    (16) 99975-0502

    Email

    contato@cepecaf.com.br