5 passos para perpetuar o negócio familiar - Cepecaf

Cepecaf - Centro de Pesquisa e Capacitação do Agronegócio Familiar

(16) 3209-7259 | (16) 99975-0502
Cepecaf - Centro de Pesquisa e Capacitação do Agronegócio Familiar

Blog

5 passos para perpetuar o negócio familiar

Negócios em família precisam se reinventar para manter a longevidade, aponta o especialista em gestão de pessoas Alexandre Slivnik, autor de livros na área. Ele deixa cinco dicas para quem tem um negócio de família e quer fazer a firma perpetuar entre mais gerações. Confira:

Nunca leve discussões do trabalho para dentro de casa. É preciso saber separar para que as relações sejam sustentáveis.

Defina claramente o papel de cada um e respeite as decisões tomadas.

Defina um líder que tomará a decisão final nas discussões. Quando alguém tem previamente combinada essa função, fica mais fácil aceitar as decisões.

Fique atento à mudança de comportamento dos clientes. Escute-os, entenda o que eles verdadeiramente querem e esperam de você.

O melhor marketing é aquele que o seu cliente faz do seu negócio. Não simplesmente atenda as necessidades do seu cliente, exceda e vá além do que ele espera de você. Assim, com certeza, ele voltará e, melhor, trará novos clientes.

Sucessão organizada

O planejamento sucessório evita conflitos familiares, pois, na ocasião da morte do dono ou do presidente, os herdeiros estarão orientados sobre como agir. Sem isso, o falecimento do fundador pode terminar com muitas brigas e, por vezes, levar ao fim do negócio familiar. A ausência de planejamento impede o conhecimento da vontade da pessoa que deixou os bens, o que, somado a outros fatores, pode provocar problemas entre os sucessores. É o que explica o advogado Gildásio Pedrosa, especialista em direito societário. Ele explica as formas de fazer isso:

Planejamentos sucessórios mais simples utilizam a elaboração de testamentos, escrituras de doação com cláusulas especiais e contratação de seguros.

 

Gostou do texto? Curta!

O conteúdo foi útil? Compartilhe.

Compartilhe esse artigo

SOBRE O CEPECAF

O CEPECAF – Centro de Pesquisa e Capacitação da Empresa Familiar tem como propósito dar visibilidade a um tipo de organização de extrema importância econômica e relevância social em nível mundial: a empresa familiar.

O CEPECAF nasceu na FCAV-UNESP, campus Jaboticabal – SP, sob a coordenação geral da Profa. Dra. Lesley Carina do Lago Attadia Galli, docente e pesquisadora da instituição. Atualmente, o grupo vem ampliando sua abrangência, englobando estudantes e pesquisadores de outras universidades brasileiras e do exterior.

A presença do CEPECAF em uma plataforma digital é uma conquista muito importante na medida em que aproxima ainda mais o grupo da comunidade, por meio da articulação de diferentes mecanismos de comunicação e interação junto ao nosso público-alvo.

Certificado pelo CNPq, o CEPECAF realiza diversas de atividades de ensino, pesquisa e extensão, esperando contribuir de maneira efetiva para o desenvolvimento e sustentabilidade das empresas familiares.

Cepecaf - Centro de Pesquisa e Capacitação do Agronegócio Familiar


    Endereço

    UNESP
    Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias - FCAV - campus Jaboticabal
    Departamento de Economia, Administração e Educação - DEAE

    Telefone

    (16) 3209-7259

    (16) 99975-0502

    Email

    contato@cepecaf.com.br