Uma reflexão sobre a empresa familiar e a pandemia - Cepecaf

Cepecaf - Centro de Pesquisa e Capacitação do Agronegócio Familiar

(16) 3209-7259 | (16) 99975-0502
Cepecaf - Centro de Pesquisa e Capacitação do Agronegócio Familiar

Blog

Uma reflexão sobre a empresa familiar e a pandemia

A pandemia da Covid-19 trouxe para as empresas em geral muitos desafios, dificuldades, problemas e também oportunidades. Hoje, um ano e meio após o início da quarentena e de todas as medidas e protocolos adotados para superar a doença, conseguimos enxergar resultados positivos e desafios vencidos em muitos ramos e muitas empresas, mesmo diante de um cenário tão avassalador.

No caso das empresas familiares, dois sempre foram os desafios maiores: a evolução da empresa e a evolução do grupo familiar. Sem dúvida a pandemia intensifica a preocupação com essas duas principais questões, exigindo foco na gestão da organização.

A gestão familiar precisou se adaptar ao uso de termos, regras e comportamentos nada amplamente difundidos até então: trabalho remoto de funcionários e fornecedores, falta daquele calor humano costumeiro, de apertar a mão, tomar um café, maior uso de tecnologia, protocolos, aumento de valor nos planos de saúde, afastamento de funcionários chave para o trabalho e, além disso, muitas vezes teve que determinar ações que vão além do lucro, visando a sobrevivência dos funcionários, da família e da organização.

A empresa familiar foi resiliente e talvez sem querer passou a criar uma gestão de governança corporativa, atribuindo pilares e tópicos a serem seguidos e mantidos. Passamos de um normal provisório ou novo normal para um normal melhor! A gestão amadureceu!

É cedo falar de futuro? É correto dizer que o futuro já começou e que está determinado como será?

Li muitas coisas durante a pandemia e uma delas, de autor desconhecido, não me saiu mais da cabeça: é importante haver otimistas e pessimistas, ambos dão sua contribuição para o mundo: o otimista inventou o avião, o pessimista inventou o paraquedas!

 

Gostou do texto? Curta!

O conteúdo foi útil? Compartilhe.

 

Compartilhe esse artigo

SOBRE O CEPECAF

O CEPECAF – Centro de Pesquisa e Capacitação da Empresa Familiar tem como propósito dar visibilidade a um tipo de organização de extrema importância econômica e relevância social em nível mundial: a empresa familiar.

O CEPECAF nasceu na FCAV-UNESP, campus Jaboticabal – SP, sob a coordenação geral da Profa. Dra. Lesley Carina do Lago Attadia Galli, docente e pesquisadora da instituição. Atualmente, o grupo vem ampliando sua abrangência, englobando estudantes e pesquisadores de outras universidades brasileiras e do exterior.

A presença do CEPECAF em uma plataforma digital é uma conquista muito importante na medida em que aproxima ainda mais o grupo da comunidade, por meio da articulação de diferentes mecanismos de comunicação e interação junto ao nosso público-alvo.

Certificado pelo CNPq, o CEPECAF realiza diversas de atividades de ensino, pesquisa e extensão, esperando contribuir de maneira efetiva para o desenvolvimento e sustentabilidade das empresas familiares.

Cepecaf - Centro de Pesquisa e Capacitação do Agronegócio Familiar


    Endereço

    UNESP
    Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias - FCAV - campus Jaboticabal
    Departamento de Economia, Administração e Educação - DEAE

    Telefone

    (16) 3209-7259

    (16) 99975-0502

    Email

    contato@cepecaf.com.br