Viabilidade financeira de um projeto empreendedor - Cepecaf

Cepecaf - Centro de Pesquisa e Capacitação do Agronegócio Familiar

(16) 3209-7259 | (16) 99975-0502
Cepecaf - Centro de Pesquisa e Capacitação do Agronegócio Familiar

Blog

Viabilidade financeira de um projeto empreendedor

Muitos empreendedores se perguntam: como posso saber se minha ideia é viável financeiramente?

A única forma de você saber se seu empreendimento poderá dar certo é elaborando uma boa simulação. Evidentemente que a simulação ocorre depois de serem realizadas pesquisas, planejamento e um pré-projeto.

Você pode até não concordar e dizer: “Ah, mas fulano não fez simulação alguma e está se saindo muito bem”.

Isso realmente acontece. Alguns conseguem esse sucesso sem planejamento e simulações. Mas, você há de concordar que são exceções. A grande maioria não tem a mesma “sorte”.

Dinheiro abre algumas portas, mas fecha outras. Se você tem capital para começar seu negócio, sem precisar de empréstimos, saiba que ele também tem um custo: o custo de não estar sendo utilizado em outro investimento. É o que chamamos de “custo de oportunidade”.

Por exemplo: Se você pretende abrir uma lavanderia, o custo desse empreendimento é o valor que você vai deixar de aplicar em outro investimento (comprar um imóvel, fazer uma aplicação em um banco, etc.).

Se a lavanderia der certo, a compra do imóvel e o aumento de capital para outras aplicações acontecerão. Mas, se o empreendimento naufragar, você ficará sem a lavanderia, a compra do imóvel, a aplicação e, muito provavelmente, devendo para fornecedores, funcionários, governo e outros.

Por que não simular? O máximo que pode acontecer é demorar um pouco mais para iniciar seu negócio. Qual o problema? Alguém te disse que você é medroso? Que pensa muito? Há estudos que mostram que os japoneses costumam demorar um bom tempo com planejamento antes de iniciar algo. Preciso dizer mais? Então, mãos à obra!

Se você não tem acesso a um simulador para ajudá-lo nessa avaliação, crie um. O Excel é uma excelente ferramenta para isso. Abra um arquivo com várias planilhas e vá organizando as informações de que precisa. Peça ajuda para alguém que conheça bem a ferramenta.

Algumas sugestões: dados do empreendimento; produtos e/ou serviços e estratégia de marketing; análise de mercado de clientes, fornecedores e concorrentes; fluxograma das atividades e layout.

No caso de ser um produto, pesquise e registre os custos de todas as matérias-primas e embalagens necessárias por item que pretende produzir (que pode ser peça, quilograma, metro, caixa com um número específico de unidades etc.). Se for serviço, pesquise e registre todos os custos necessários para o seu fornecimento; preço de venda (considerando a mesma unidade utilizada para levantamento dos custos); projeção de faturamento anual (projeção para mais de um ano, considerar inflação e crescimento real para os anos seguintes).

Dependendo do negócio a ser empreendido; considere investimento com máquinas e equipamentos, móveis e utensílios, veículos, software; gastos pré-operacionais (ocorrem antes do início das atividades); estoque inicial; mão de obra necessária; gastos operacionais (ocorrem durante as atividades); capital de giro necessário, investimento total, capital próprio e de terceiros (empréstimos).

O empreendedor deve conhecer alguns índices e relatórios que orientam a gestão de todo negócio, como: Taxa Mínima de Atratividade (TMA); Custo Médio Ponderado de Capital (CMPC), Demonstração do Resultado do Exercício (DRE); Fluxo de Caixa (FC); VPL, TIR, Payback descontado e alguns indicadores financeiros.

Costumo sugerira simulação/projeção para cinco anos. Embora as metodologias ágeis não utilizem um tempo tão longo, quem faz projeção para cinco anos, pode fazer para o tempo que considerar necessário.

Pesquise sobre DRE, Balanço Patrimonial e Fluxo de Caixa, além do cálculo do Simples (imposto sobre Receita Bruta) e do IR/CSLL sobre Lucro Real e Lucro Presumido.

Se você quer ser um empreendedor que não pretenda contar apenas com a sorte, precisa saber ou ter alguém de sua confiança que conheça esses temas. Caso contrário, vai ser engolido por clientes, fornecedores e instituições financeiras que dominam o assunto.

E, por último, mas não menos importante, procure um bom escritório de contabilidade para lhe assessorar. Defina com o escritório, de maneira antecipada, os custos para, além dos serviços básicos, a elaboração, a cada três meses, da DRE. Essa demonstração alerta sobre gastos com produção (custos), despesas operacionais e apresenta o resultado: lucro ou prejuízo. Quer coisa melhor do que acompanhar seu negócio nesse nível de detalhe?

O Fluxo de Caixa também é uma ferramenta importante, mas você poderá dar conta dele, se fizer sua lição de casa.

Um grande abraço e sucesso em seu empreendimento!

 

Gostou do texto? Curta!

O conteúdo foi útil? Compartilhe.

Compartilhe esse artigo

SOBRE O CEPECAF

O CEPECAF – Centro de Pesquisa e Capacitação da Empresa Familiar tem como propósito dar visibilidade a um tipo de organização de extrema importância econômica e relevância social em nível mundial: a empresa familiar.

O CEPECAF nasceu na FCAV-UNESP, campus Jaboticabal – SP, sob a coordenação geral da Profa. Dra. Lesley Carina do Lago Attadia Galli, docente e pesquisadora da instituição. Atualmente, o grupo vem ampliando sua abrangência, englobando estudantes e pesquisadores de outras universidades brasileiras e do exterior.

A presença do CEPECAF em uma plataforma digital é uma conquista muito importante na medida em que aproxima ainda mais o grupo da comunidade, por meio da articulação de diferentes mecanismos de comunicação e interação junto ao nosso público-alvo.

Certificado pelo CNPq, o CEPECAF realiza diversas de atividades de ensino, pesquisa e extensão, esperando contribuir de maneira efetiva para o desenvolvimento e sustentabilidade das empresas familiares.

Cepecaf - Centro de Pesquisa e Capacitação do Agronegócio Familiar


    Endereço

    UNESP
    Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias - FCAV - campus Jaboticabal
    Departamento de Economia, Administração e Educação - DEAE

    Telefone

    (16) 3209-7259

    (16) 99975-0502

    Email

    contato@cepecaf.com.br