Sustentabilidade Familiar - Cepecaf

Cepecaf - Centro de Pesquisa e Capacitação do Agronegócio Familiar

(16) 3209-7259 | (16) 99975-0502
Cepecaf - Centro de Pesquisa e Capacitação do Agronegócio Familiar

Blog

Sustentabilidade Familiar

O mundo está passando por uma grande transição, principalmente quando se fala em meio ambiente. A palavra que está em alta é “Sustentabilidade”, que pode ser caracterizada como a capacidade de sustentar ou conservar um processo ou sistema.

A população brasileira faz isso com méritos, desde a indústria ao agronegócio. Mesmo observando áreas de florestas, cerrados, dentre outros meios sendo devastados, o resultado final, ou seja, o “spread” entre a produção/conservação e a devastação, é positivo para a conservação.

O principal objetivo do desenvolvimento sustentável é a preservação do planeta e dos seus meios de desenvolvimento, pois não somente a natureza deve ser preservada, mas também as cidades e seus complexos.

De nada adianta o meio rural ser sustentável e o meio urbano não. Pequenas atitudes são fundamentais para ser sustentável, como, por exemplo, apagar a luz ao sair da sala, retirar um carregador de celular sem uso da tomada, separar o lixo orgânico do lixo seco, sabendo que o lixo orgânico pode ser utilizado como fertilizante em plantas, dentre outras atitudes.

Vale comentar o trabalho de pequenos produtores rurais, estes trabalham dia após dia produzindo riquezas para a nação e também apresentam uma preocupação em manter o meio ambiente intacto, ou seja, eles retiram seu sustento e, ao mesmo tempo, mantém as áreas de reservas nativas, áreas de mananciais, reciclam o máximo que podem de uma produção, etc. Por exemplo, um agricultor familiar de leite, que quando limpa sua estrebaria, leva para um local as fezes do gado para serem utilizadas como adubo orgânico, quando ele colhe verduras, o que não é utilizado como alimento para o ser humano é levado para as galinhas, tanto as poedeiras como as de produção de carne.

Hoje, mais do que nunca, a sustentabilidade deve ser entendida como um processo importante, pois estamos acompanhando a falta de chuva em nosso país, isso decorre por diversos problemas, por isso temos que pensar em reduzir o consumo de energia elétrica provindo de hidrelétricas e focar em produzir energia elétrica de fontes mais renováveis e que tenha muita disponibilidade, como a energia solar, chamada de energia fotovoltaica.

Além desta fonte renovável existem também outras fontes que podem ser utilizadas para a produção de energia elétrica, como a biomassa, a partir das termoelétricas, energia elétrica provindo de hidrogênio, etc. Mas sustentabilidade é só falar de energia elétrica? Não!

Devemos falar também da produção de biocombustíveis, principalmente de fontes como a soja, milho, cana-de-açúcar, sorgo, capim-elefante, etc. Sabendo que o Brasil é conhecido como “os olhos da menina”, pois é o país que mais produz e consome combustível a partir de fontes renováveis.

Não podemos falar sobre sustentabilidade sem mencionar o tripé da sustentabilidade, que é a aplicação do meio social no desenvolvimento das pessoas com o meio ambiente, o sistema ambiental que é a utilização dos recursos do meio ambiente de forma racional e o sistema econômico que relaciona a receita, produção e consumo de bens e serviços.

Resumindo, a sustentabilidade é um meio em que pessoas trabalham observando os três pilares para manter o meio ambiente sem prejudicá-lo, observando os meios sociais, ambientais e econômicos.

 

Gostou do texto? Curta!

O conteúdo foi útil? Compartilhe.

Compartilhe esse artigo
    [ssba-buttons]

SOBRE O CEPECAF

O CEPECAF – Centro de Pesquisa e Capacitação da Empresa Familiar tem como propósito dar visibilidade a um tipo de organização de extrema importância econômica e relevância social em nível mundial: a empresa familiar.

O CEPECAF nasceu na FCAV-UNESP, campus Jaboticabal – SP, sob a coordenação geral da Profa. Dra. Lesley Carina do Lago Attadia Galli, docente e pesquisadora da instituição. Atualmente, o grupo vem ampliando sua abrangência, englobando estudantes e pesquisadores de outras universidades brasileiras e do exterior.

A presença do CEPECAF em uma plataforma digital é uma conquista muito importante na medida em que aproxima ainda mais o grupo da comunidade, por meio da articulação de diferentes mecanismos de comunicação e interação junto ao nosso público-alvo.

Certificado pelo CNPq, o CEPECAF realiza diversas de atividades de ensino, pesquisa e extensão, esperando contribuir de maneira efetiva para o desenvolvimento e sustentabilidade das empresas familiares.

Cepecaf - Centro de Pesquisa e Capacitação do Agronegócio Familiar


    Endereço

    UNESP
    Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias - FCAV - campus Jaboticabal
    Departamento de Economia, Administração e Educação - DEAE

    Telefone

    (16) 3209-7259

    (16) 99975-0502

    Email

    contato@cepecaf.com.br