Como fazer a sucessão da gestão de uma pequena propriedade rural? - Cepecaf

Cepecaf - Centro de Pesquisa e Capacitação do Agronegócio Familiar

(16) 3209-7259 | (16) 99975-0502
Cepecaf - Centro de Pesquisa e Capacitação do Agronegócio Familiar

Blog

Como fazer a sucessão da gestão de uma pequena propriedade rural?

A sucessão familiar em empresas urbanas é tema já consolidado na literatura sobre empresa familiar, apesar das dificuldades ainda presentes na definição de empresa familiar e de família. Contudo, no contexto da gestão das pequenas propriedades rurais brasileiras, a sucessão familiar é colocada como tema contemporâneo e seu debate evidencia dificuldades das famílias rurais em dar continuidade às atividades produtivas por diferentes razões já apontadas por Abramovay et al. (1998), como a ausência de sucessores, vulnerabilidades produzidas pela velhice rural e bem-estar da família rural.

Com esse olhar, te convido a refletir comigo algumas questões importantes sobre as potencialidades dos jovens rurais, seja pela capacidade absortiva ou pela intenção empreendedora, na condução e efetividade da sucessão da gestão das pequenas propriedades rurais familiares.

Quais são os passos que a família rural deve seguir para pensar e conduzir o processo sucessório? Na Figura 1 consta uma proposta, com duas alternativas.

Caso a família rural ainda não tenha pensado nem discutido sobre a sucessão familiar (OPÇÃO A), recomendamos que os pais iniciem a discussão com todos os membros da família em diferentes momentos. No primeiro encontro, os pais colocam o problema “sucessão da gestão da propriedade da família” para ser pensado individualmente por todos com o compromisso de retomar o assunto após um determinado período de tempo (15 dias, por exemplo). Então, no segundo encontro, iniciam-se o levantamento dos membros da família que querem continuar e como pretendem contribuir com a gestão da propriedade. No terceiro encontro, os interesses individuais dos membros da família rural passam a compor uma proposta de desenvolvimento da propriedade da família, relacionando quais produtos rurais serão produzidos e como os mesmos serão comercializados de forma a agregar valor e gerar renda para subsistência e bem-estar da família rural. Por fim, no quarto encontro, devem ser definidas as responsabilidades sobre cada uma das atividades para atingir os objetivos da família como um todo. A condução desse processo é todo de responsabilidade dos pais, que pode ser transferido a um filho (nunca a genro ou nora), desde que seja consenso de todos os membros da família.

Caso a família já tenha pensado sobre a sucessão e discutiu com a família a respeito (OPÇÃO B), o processo deve ser iniciado com as atividades descritas no parágrafo anterior como sendo relativas ao “segundo encontro”.

Assim se espera que a propriedade rural familiar continue sendo gerenciada pela família pautada numa proposta de desenvolvimento com sustentabilidade econômica, financeira e social. É importante ressaltar que o processo da sucessão familiar rural nunca deve ser conduzida por genro ou nora (ou outro membro agregado à família).

 

Gostou do texto? Curta!

O conteúdo foi útil? Compartilhe.

Compartilhe esse artigo

SOBRE O CEPECAF

O CEPECAF – Centro de Pesquisa e Capacitação da Empresa Familiar tem como propósito dar visibilidade a um tipo de organização de extrema importância econômica e relevância social em nível mundial: a empresa familiar.

O CEPECAF nasceu na FCAV-UNESP, campus Jaboticabal – SP, sob a coordenação geral da Profa. Dra. Lesley Carina do Lago Attadia Galli, docente e pesquisadora da instituição. Atualmente, o grupo vem ampliando sua abrangência, englobando estudantes e pesquisadores de outras universidades brasileiras e do exterior.

A presença do CEPECAF em uma plataforma digital é uma conquista muito importante na medida em que aproxima ainda mais o grupo da comunidade, por meio da articulação de diferentes mecanismos de comunicação e interação junto ao nosso público-alvo.

Certificado pelo CNPq, o CEPECAF realiza diversas de atividades de ensino, pesquisa e extensão, esperando contribuir de maneira efetiva para o desenvolvimento e sustentabilidade das empresas familiares.

Cepecaf - Centro de Pesquisa e Capacitação do Agronegócio Familiar


    Endereço

    UNESP
    Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias - FCAV - campus Jaboticabal
    Departamento de Economia, Administração e Educação - DEAE

    Telefone

    (16) 3209-7259

    (16) 99975-0502

    Email

    contato@cepecaf.com.br