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Sustentabilidade: estratégia, cultura e propósito em empresas familiares

A Pandemia da COVID-19 impactou os mercados e fortaleceu as evidências que denunciam as limitações relacionadas à forma como vivemos e como produzimos.

Nessa conjuntura, a lógica de mercado configura-se como um aspecto sobressaliente nas relações que estabelecemos, demarcando o horizonte cultural de nossa época e atuando com um agente “colonizador” dos processos de sociabilidade que estruturam a nossa forma de vida. E, dentre os efeitos mais perversos resultante da intervenção humana no meio, está a exploração predatória do meio ambiente, pautada, sobretudo, na utilização desequilibrada dos recursos naturais, difusão elevada de gases poluentes, na geração volumosa e disposição inapropriada de resíduos.

É praticamente impossível avaliarmos esse cenário sem aferir que as atividades produtivas capitaneadas por organizações configuram parte importante na aceleração dos efeitos nocivos oriundos dessa forma de vida. Para tanto, faz-se salutar repensarmos os paradigmas sob os quais as organizações estão estruturadas, e, nesse processo, a participação das empresas familiares é fundamental, sobretudo, quando identificamos a proeminência dessas organizações no contexto global dos mercados. Por quê?

Primeiro, porque as empresas familiares contribuem com mais da metade do PIB e dois terços dos empregos no mundo. Além disso, de acordo com o relatório da Family Business Survey 2021, realizada pela PricewaterhouseCoopers (PwC), apenas 37% dos líderes dessas empresas colocaram a sustentabilidade e a comunidade local como suas grandes prioridades.

Em contraponto, constata-se que, sobretudo, os jovens da geração Z (nascidos entre 1990 e 2010), preferem comprar ou investir em organizações alinhadas com os propósitos relacionadas à Governança, Responsabilidade Social e Preservação Ambiental. Ainda, os resultados da “Better Living Program” da Electrolux, nos mostra que 62% dos jovens colocam a sustentabilidade como a maior preocupação atual, estando dispostos, inclusive, a mudar drasticamente seu estilo de vida para salvar o planeta.

O imperativo posto à práxis administrativa configura-se, portanto, em conseguir coadunar intencionalidade de ganhos financeiros com as prioridades ecológicas urgentes de nosso tempo. E quais seriam os principais desafios?

A nível de Brasil, o primeiro ponto a ser revisto associa-se aos aspectos culturais, dentre os quais destacamos a dificuldade em conseguir aplicar verdadeiramente práticas de governança atreladas à ESG (Governança Ambiental, Social e Corporativa) de forma institucionalizada. A barreira cultural é fortalecida, sobretudo, pela falta de conhecimento e disseminação ampla de padrões e indicadores globais associados a essas práticas e que possam ser incorporados a gestão de cada organização.

A segunda questão, que de certa forma associa-se a essa, reverbera na formulação de uma estratégia organizacional que incorpore em suas metas e objetivos os princípios da sustentabilidade. No Brasil, apenas 39% das organizações afirmaram ter uma estratégia definida (PwC, 2021) a partir do propósito sustentável.

A terceira questão repousa na visão de longo prazo e na afirmação de um propósito que apresente a importância de as organizações existirem e a forma como pretendem impactar o mundo. Na empresa familiar o processo de amadurecimento do propósito passa pelos valores. Estes são transferidos da família para a empresa, amalgamando-se com todas as relações internas ou externas à organização. Nesse campo, o desafio pode estar posto no sentido de “atualização” dos valores de acordo com imperativos contemporâneos. Concorda-se sobre a relevância de manter esse legado nos processos de mudança, uma vez que a ele se conecta a identidade, conhecimentos e competências acumulados ao longo das gerações. No entanto, faz-se necessário conseguir dialogar com demandas presentes, e, nesse processo, conhecer profundamente seus próprios valores e competências, é fator facilitador no sentido de adaptar novos imperativos ao propósito da organização.

Incorporar a sustentabilidade às formulações da estratégia, da cultura e do propósito organizacional, além de ser um fator urgente, converteu-se em fator de continuidade dos próprios negócios familiares. Cabe, portanto, aos líderes e gestores, despertar a consciência à essa demanda, e, de forma holística, avançar e realizar o melhor caminho com vistas a esse resultado.

 

Referências:

Better Living Program, (Report 2019) disponível em https://www.betterlivingprogram.com/

PricewaterhouseCoopers (Report 2021), disponível em https://www.pwc.com.br/pt/estudos/setores-atividade/pcs/2021/pesquisa-global-de-empresas-familiares-2021.html

 

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SOBRE O CEPECAF

O CEPECAF – Centro de Pesquisa e Capacitação da Empresa Familiar tem como propósito dar visibilidade a um tipo de organização de extrema importância econômica e relevância social em nível mundial: a empresa familiar.

O CEPECAF nasceu na FCAV-UNESP, campus Jaboticabal – SP, sob a coordenação geral da Profa. Dra. Lesley Carina do Lago Attadia Galli, docente e pesquisadora da instituição. Atualmente, o grupo vem ampliando sua abrangência, englobando estudantes e pesquisadores de outras universidades brasileiras e do exterior.

A presença do CEPECAF em uma plataforma digital é uma conquista muito importante na medida em que aproxima ainda mais o grupo da comunidade, por meio da articulação de diferentes mecanismos de comunicação e interação junto ao nosso público-alvo.

Certificado pelo CNPq, o CEPECAF realiza diversas de atividades de ensino, pesquisa e extensão, esperando contribuir de maneira efetiva para o desenvolvimento e sustentabilidade das empresas familiares.

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