Por que empresas familiares buscam a internacionalização? - Cepecaf

Cepecaf - Centro de Pesquisa e Capacitação do Agronegócio Familiar

(16) 3209-7259 | (16) 99975-0502
Cepecaf - Centro de Pesquisa e Capacitação do Agronegócio Familiar

Blog

Por que empresas familiares buscam a internacionalização?

Negócios familiares representam uma das formas mais dominantes de negócios no mundo. Muitas dessas empresas estão envolvidas em negócios internacionais de forma direta ou indireta, pois a internacionalização pode ser compreendida como um dos elementos chaves para a continuidade ou mesmo para a revitalização do ciclo de vida das empresas familiares. Consequentemente, os estudos sobre a internacionalização desse segmento de empresas têm crescido significativamente nas últimas décadas. Mas por que as empresas familiares buscam a internacionalização?

Primeiramente, a perpetuidade dos negócios familiares depende da relação entre a família e a gestão, sendo elas independentes ou não. Nesse sentido, a internacionalização, baseada em operações além do mercado doméstico, assume um papel relevante principalmente porque, caso não seja efetivada até a segunda geração (que geralmente possui maior qualificação em termos de educação e experiência internacional em comparativo aos fundadores), dificilmente será implementada nas gerações seguintes.  Logo, a internacionalização pode – e deve – ser analisada sob a perspectiva transgeracional, considerando as diferentes interações a partir das relações familiares.

Ao mesmo tempo, a internacionalização de empresas familiares lida com um paradoxo. Por um lado, negócios familiares tendem a ser mais conservativos e avessos ao risco, sendo a internacionalização uma alternativa marcada pela incerteza devido à ausência de informações de mercados externos, carência de recursos e capacidades como recursos financeiros, gerenciais, certificações e conhecimento. Por conseguinte, negócios familiares são considerados limitados em termos de velocidade do processo de internacionalização, assim como da diversidade de mercados a serem explorados, principalmente pela concentração da tomada de decisão nas mãos de um único ou de um grupo reduzido de gestores.

Por outro lado, mesmo com a internacionalização de empresas familiares sendo um processo complexo que incrementa o custo das transações, também pode resultar em inúmeros ganhos. Dentre esses ganhos, podem ser citados a expansão de mercados, crescimento de vendas, ganho de economias de escala, diversificação de riscos, aquisição de conhecimento e expansão de redes de relacionamento. Além disso, cada vez mais o potencial de inovação de empresas familiares tem sido associado ao grau de internacionalização de seus negócios.

Além disso, um efeito muito importante a partir da internacionalização de empresas familiares é o retorno que pode ser obtido no mercado doméstico. Nesse sentido, as empresas familiares tendem a se internacionalizar para mercados em que possuem algum tipo de relacionamento (ex. países próximos geograficamente, países de origem da família, países em que possuem fornecedores). Como consequência, o reconhecimento obtido a partir dos resultados da internacionalização podem implicar em um aumento da competitividade no mercado doméstico, criando barreira contra novos entrantes, melhorando sua reputação e exposição da marca, aprimorando estratégias de marketing e aumentando a qualidade de produtos e processos.

Portanto, a internacionalização de empresas familiares, por mais complexa que possa ser a partir da limitação de recursos que envolve esse segmento de negócio, tem se demonstrado válida não somente para a expansão da empresa, pois pode gerar inúmeros ganhos correlacionados com a sua atuação em outros países.

 

Gostou do texto? Curta!

O conteúdo foi útil? Compartilhe.

Compartilhe esse artigo

SOBRE O CEPECAF

O CEPECAF – Centro de Pesquisa e Capacitação da Empresa Familiar tem como propósito dar visibilidade a um tipo de organização de extrema importância econômica e relevância social em nível mundial: a empresa familiar.

O CEPECAF nasceu na FCAV-UNESP, campus Jaboticabal – SP, sob a coordenação geral da Profa. Dra. Lesley Carina do Lago Attadia Galli, docente e pesquisadora da instituição. Atualmente, o grupo vem ampliando sua abrangência, englobando estudantes e pesquisadores de outras universidades brasileiras e do exterior.

A presença do CEPECAF em uma plataforma digital é uma conquista muito importante na medida em que aproxima ainda mais o grupo da comunidade, por meio da articulação de diferentes mecanismos de comunicação e interação junto ao nosso público-alvo.

Certificado pelo CNPq, o CEPECAF realiza diversas de atividades de ensino, pesquisa e extensão, esperando contribuir de maneira efetiva para o desenvolvimento e sustentabilidade das empresas familiares.

Cepecaf - Centro de Pesquisa e Capacitação do Agronegócio Familiar


    Endereço

    UNESP
    Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias - FCAV - campus Jaboticabal
    Departamento de Economia, Administração e Educação - DEAE

    Telefone

    (16) 3209-7259

    (16) 99975-0502

    Email

    contato@cepecaf.com.br