Importância do Sistema de Gestão da Qualidade - Cepecaf

Cepecaf - Centro de Pesquisa e Capacitação do Agronegócio Familiar

(16) 3209-7259 | (16) 99975-0502
Cepecaf - Centro de Pesquisa e Capacitação do Agronegócio Familiar

Blog

Importância do Sistema de Gestão da Qualidade

Falar em Qualidade nos dias de hoje pode parecer algo tão básico que, em alguns casos, podemos pensar que é simples alcançar níveis de excelência em qualidade nos serviços prestados ou nos produtos produzidos pelas empresas. No entanto, o conceito de Qualidade nos dicionários, está relacionado a se sobressair, apresentar um diferencial, ou ainda, a atingir o grau de perfeição e conformidade ao padrão estabelecido.

A questão é que atualmente o nível de exigência do mercado consumidor é cada vez mais elevado e entregar níveis de excelência em qualidade demanda da empresa e de seus colaboradores grande comprometimento com a satisfação dos clientes.

Uma das maneiras de conquistar esse grau de excelência se dá com a implementação de um Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) robusto, o qual proporciona grandes benefícios às organizações. Independentemente do porte da empresa é possível definir a padronização dos seus processos, administrativos e operacionais, reduzindo assim custos, desperdícios e encantar os clientes a cada dia com os produtos e serviços oferecidos. Uma empresa com um SGQ bem estruturado, além de obter esses benefícios para o próprio negócio, também demonstra a valorização profissional de seus colaboradores, promovendo o desenvolvimento de suas equipes e contribuindo para a retenção de seus talentos.

A Garantia da Qualidade está intimamente relacionada ao pensamento sistêmico no gerenciamento da rotina. Ela é de responsabilidade e deve ser exercida por todos os colaboradores da empresa, bem como fornecedores e parceiros. Para tal, é fundamental:

  • definir os padrões de processos e produtos e/ou serviços com base na necessidade das pessoas (clientes, colaboradores e acionistas);
  • trabalhar e executar as atividades com base nesses padrões, que está relacionado ao manter e;
  • promover a melhoria constante desses padrões, para assim alcançar a satisfação de todos os envolvidos de forma contínua.

Vale ressaltar que empresas de pequeno e médio porte também conseguem implementar um SGQ bem estruturado e robusto, o importante é sempre manter o foco nos clientes e consumidores e assim, conseguir propiciar excelentes resultados para a organização!

 

Gostou do texto? Curta!

O conteúdo foi útil? Compartilhe.

Compartilhe esse artigo

SOBRE O CEPECAF

O CEPECAF – Centro de Pesquisa e Capacitação da Empresa Familiar tem como propósito dar visibilidade a um tipo de organização de extrema importância econômica e relevância social em nível mundial: a empresa familiar.

O CEPECAF nasceu na FCAV-UNESP, campus Jaboticabal – SP, sob a coordenação geral da Profa. Dra. Lesley Carina do Lago Attadia Galli, docente e pesquisadora da instituição. Atualmente, o grupo vem ampliando sua abrangência, englobando estudantes e pesquisadores de outras universidades brasileiras e do exterior.

A presença do CEPECAF em uma plataforma digital é uma conquista muito importante na medida em que aproxima ainda mais o grupo da comunidade, por meio da articulação de diferentes mecanismos de comunicação e interação junto ao nosso público-alvo.

Certificado pelo CNPq, o CEPECAF realiza diversas de atividades de ensino, pesquisa e extensão, esperando contribuir de maneira efetiva para o desenvolvimento e sustentabilidade das empresas familiares.

Cepecaf - Centro de Pesquisa e Capacitação do Agronegócio Familiar


    Endereço

    UNESP
    Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias - FCAV - campus Jaboticabal
    Departamento de Economia, Administração e Educação - DEAE

    Telefone

    (16) 3209-7259

    (16) 99975-0502

    Email

    contato@cepecaf.com.br