Profissionalização da Gestão das Empresas Familiares - Cepecaf

Cepecaf - Centro de Pesquisa e Capacitação do Agronegócio Familiar

(16) 3209-7259 | (16) 99975-0502
Cepecaf - Centro de Pesquisa e Capacitação do Agronegócio Familiar

Blog

Profissionalização da Gestão das Empresas Familiares

O mercado vem passando por grandes mudanças, as quais impactam a competitividade das organizações e exige novos modelos de gestão. Diante disso, a profissionalização das empresas familiares torna-se fundamental, compreendendo a adoção de políticas e práticas que possam assegurar sua sustentabilidade e longevidade.

Políticas são as regras estabelecidas para guiar as atividades e assegurar que elas sejam desempenhadas de acordo com o objetivo da empresa; e práticas são as atividades desenvolvidas, conforme as regras estabelecidas nas políticas da empresa. A matéria-prima para a elaboração de políticas e práticas é o conhecimento, somada as habilidades e atitudes dos gestores, atualmente denominadas soft skills.

Destaca-se que os gestores são profissionais estratégicos para as empresas. Por meio deles as equipes e os processos de trabalho são conduzidos, impulsionando o crescimento e desenvolvimento dos negócios. O gestor na empresa familiar representa força e vigor. Sua liderança é responsável por disponibilizar meios e apresentar conduta adequada a fim de que as equipes atinjam objetivos e, consequentemente, sinta-se motivadas.

Diante disso, observa-se a necessidade de as empresas familiares entenderem a importância que o gestor tem na dinâmica do mercado atual, requerendo múltiplas competências para organizar a divisão de autoridade, a especificação de áreas e atividades, e o delineamento de comunicação que permite a empresa ultrapassar os elos fraternais e alcançar seus objetivos.

As pessoas e seus comportamentos podem ser considerados como um dos principais fatores que influenciam na preservação e na agregação de valor das empresas, ou seja, no seu sucesso ou no seu fracasso. Logo, a profissionalização da empresa familiar por meio de políticas, estabelecendo as práticas de gestão a todas as áreas refletirá em clima de cooperação e confiança, elevado grau de comprometimento dos integrantes em relação ao trabalho, além de maturidade para apresentar soluções mediante conflitos e/ou situações adversas que afetarão em maior ou menor grau, em algum momento, a empresa.

 

Gostou do texto? Curta!

O conteúdo foi útil? Compartilhe.

Compartilhe esse artigo

SOBRE O CEPECAF

O CEPECAF – Centro de Pesquisa e Capacitação da Empresa Familiar tem como propósito dar visibilidade a um tipo de organização de extrema importância econômica e relevância social em nível mundial: a empresa familiar.

O CEPECAF nasceu na FCAV-UNESP, campus Jaboticabal – SP, sob a coordenação geral da Profa. Dra. Lesley Carina do Lago Attadia Galli, docente e pesquisadora da instituição. Atualmente, o grupo vem ampliando sua abrangência, englobando estudantes e pesquisadores de outras universidades brasileiras e do exterior.

A presença do CEPECAF em uma plataforma digital é uma conquista muito importante na medida em que aproxima ainda mais o grupo da comunidade, por meio da articulação de diferentes mecanismos de comunicação e interação junto ao nosso público-alvo.

Certificado pelo CNPq, o CEPECAF realiza diversas de atividades de ensino, pesquisa e extensão, esperando contribuir de maneira efetiva para o desenvolvimento e sustentabilidade das empresas familiares.

Cepecaf - Centro de Pesquisa e Capacitação do Agronegócio Familiar


    Endereço

    UNESP
    Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias - FCAV - campus Jaboticabal
    Departamento de Economia, Administração e Educação - DEAE

    Telefone

    (16) 3209-7259

    (16) 99975-0502

    Email

    contato@cepecaf.com.br