Profissionalização da Gestão das Empresas Familiares

O mercado vem passando por grandes mudanças, as quais impactam a competitividade das organizações e exige novos modelos de gestão. Diante disso, a profissionalização das empresas familiares torna-se fundamental, compreendendo a adoção de políticas e práticas que possam assegurar sua sustentabilidade e longevidade.
Políticas são as regras estabelecidas para guiar as atividades e assegurar que elas sejam desempenhadas de acordo com o objetivo da empresa; e práticas são as atividades desenvolvidas, conforme as regras estabelecidas nas políticas da empresa. A matéria-prima para a elaboração de políticas e práticas é o conhecimento, somada as habilidades e atitudes dos gestores, atualmente denominadas soft skills.
Destaca-se que os gestores são profissionais estratégicos para as empresas. Por meio deles as equipes e os processos de trabalho são conduzidos, impulsionando o crescimento e desenvolvimento dos negócios. O gestor na empresa familiar representa força e vigor. Sua liderança é responsável por disponibilizar meios e apresentar conduta adequada a fim de que as equipes atinjam objetivos e, consequentemente, sinta-se motivadas.
Diante disso, observa-se a necessidade de as empresas familiares entenderem a importância que o gestor tem na dinâmica do mercado atual, requerendo múltiplas competências para organizar a divisão de autoridade, a especificação de áreas e atividades, e o delineamento de comunicação que permite a empresa ultrapassar os elos fraternais e alcançar seus objetivos.
As pessoas e seus comportamentos podem ser considerados como um dos principais fatores que influenciam na preservação e na agregação de valor das empresas, ou seja, no seu sucesso ou no seu fracasso. Logo, a profissionalização da empresa familiar por meio de políticas, estabelecendo as práticas de gestão a todas as áreas refletirá em clima de cooperação e confiança, elevado grau de comprometimento dos integrantes em relação ao trabalho, além de maturidade para apresentar soluções mediante conflitos e/ou situações adversas que afetarão em maior ou menor grau, em algum momento, a empresa.
Gostou do texto? Curta!
O conteúdo foi útil? Compartilhe.