Reflexões sobre o endividamento - Cepecaf

Cepecaf - Centro de Pesquisa e Capacitação do Agronegócio Familiar

(16) 3209-7259 | (16) 99975-0502
Cepecaf - Centro de Pesquisa e Capacitação do Agronegócio Familiar

Blog

Reflexões sobre o endividamento

Utilizar recursos de terceiros nas empresas familiares sempre foi uma decisão bastante sensível. Os gestores mais antigos, que conseguiram sobreviver ao Brasil de inflação acima de dois dígitos, aprenderam que o endividamento acabava se transformando em um risco muito elevado. Isso acontecia, não só pela alta inflação, mas também pelos juros altos e o próprio risco do ambiente empresarial em sua alta volatilidade.

A modernização do sistema financeiro brasileiro, inflação de um dígito, aumento na oferta de crédito no mercado e, principalmente, as taxas de juros mais baixas, tem aumentado o endividamento das empresas familiares no Brasil. Desta forma, isso tem de um lado ajudado muitas empresas em seu crescimento e modernização e, de outro lado, trazido problemas, pelo uso inadequado dos recursos de terceiros no âmbito empresarial.

Aspectos importantes das estratégias de distribuição do lucro das empresas precisam ser considerados, em que muitas empresas distribuem somente uma pequena parte do lucro, optando pelo reinvestimento dos lucros na própria empresas. Outras empresas têm postura de distribuir a quase totalidade dos lucros via pró-labore, com um pequeno reinvestimento, optando pelo uso de recursos de terceiros para fortalecer os investimentos empresariais.

Conceitualmente não se deve esquecer que, para uma utilização saudável dos recursos de terceiros, algumas premissas básicas precisam ser respeitadas: a taxa de juros paga deve ser menor que a taxa interna de retorno do investimento no negócio e compatibilizar os prazos de pagamento com os saldos de caixa disponíveis em superávits.

A remuneração pelo uso do capital próprio nas empresas acontece pelo lucro obtido e sempre de maneira proporcional: quanto maior o lucro, maior o dividendo, e não existindo lucro não existe distribuição. O capital de terceiros utilizado como endividamento pelas empresas, de outro lado representa uma amortização fixa, proporcional ao juro contratado, e que representa um gasto fixo para a empresa, se tiver ou não lucro, os juros e amortizações, devem ser pagos.

Endividamento, então, representa-se como um gasto fixo e um aumento no ponto de equilíbrio da empresa, consequentemente aumenta o risco do negócio. Este aspecto deve estar sempre muito claro para os gestores, quando decidem utilizar recursos de terceiros nas empresas familiares.

Outros aspectos importantes ainda precisam ser considerados, tais como: investimentos em tecnologia, aumento na escala de produção, relação utilização entre capital x capital de terceiros, alavancagem operacional e financeira, etc.

 

Gostou do texto? Curta!

O conteúdo foi útil? Compartilhe.

Compartilhe esse artigo

SOBRE O CEPECAF

O CEPECAF – Centro de Pesquisa e Capacitação da Empresa Familiar tem como propósito dar visibilidade a um tipo de organização de extrema importância econômica e relevância social em nível mundial: a empresa familiar.

O CEPECAF nasceu na FCAV-UNESP, campus Jaboticabal – SP, sob a coordenação geral da Profa. Dra. Lesley Carina do Lago Attadia Galli, docente e pesquisadora da instituição. Atualmente, o grupo vem ampliando sua abrangência, englobando estudantes e pesquisadores de outras universidades brasileiras e do exterior.

A presença do CEPECAF em uma plataforma digital é uma conquista muito importante na medida em que aproxima ainda mais o grupo da comunidade, por meio da articulação de diferentes mecanismos de comunicação e interação junto ao nosso público-alvo.

Certificado pelo CNPq, o CEPECAF realiza diversas de atividades de ensino, pesquisa e extensão, esperando contribuir de maneira efetiva para o desenvolvimento e sustentabilidade das empresas familiares.

Cepecaf - Centro de Pesquisa e Capacitação do Agronegócio Familiar


    Endereço

    UNESP
    Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias - FCAV - campus Jaboticabal
    Departamento de Economia, Administração e Educação - DEAE

    Telefone

    (16) 3209-7259

    (16) 99975-0502

    Email

    contato@cepecaf.com.br