É vantajoso separar as relações familiares dentro da empresa familiar? - Cepecaf

Cepecaf - Centro de Pesquisa e Capacitação do Agronegócio Familiar

(16) 3209-7259 | (16) 99975-0502
Cepecaf - Centro de Pesquisa e Capacitação do Agronegócio Familiar

Blog

É vantajoso separar as relações familiares dentro da empresa familiar?

Silva (2019) pesquisa a relação entre parentes na empresa mediante o conceito de Longenecker (2007, p. 82), sendo uma empresa familiar quando “dois ou mais membros de uma mesma família são proprietários ou a operam em conjunto ou por sucessão”, conforme alinhado em seu referencial teórico.

É imprescindível mencionar que os dados levantados para tal pesquisa compreende 11 empresas e que dentre elas, apenas 3 possuem colaboradores de núcleo familiar e, 8 delas, possuem quadro misto de colaboradores. Como resultado, 9 gestores apontaram que a relação familiar na organização é facilitadora dos processos decisórios e 2 gestores, afirmaram que inibe esses processos. 7 gestores consideraram que o processo decisório ocorre de guisa racional.

Conforme Silva (2019, p. 565), a relação familiar é facilitadora pois “devido a confiança e as relações pessoais advindas do contexto familiar”. Os cargos de gestão foram observados com prioridades para membros familiares.

Devido a conflitos que possam surgir no convívio familiar em uma organização, é imperioso que a princípio a meditação decorrente da vantagem de se ter um núcleo familiar na organização seja negativo. Nesse sentido, também é imperioso lembrar que são empresas que precisam de uma visão externa ao seu núcleo para tomadas de decisão, uma vez que se os membros familiares estão predispostos aos cargos gerenciais, não haverá discordância ao membro pela sua decisão, mesmo que a de um colaborador externo ao núcleo apresente uma decisão que seja melhor para aquele átimo.

O integrante da família carregará consigo a confiança, conforme apontado por Silva (2019). Logo, dadas as preferências familiares no ambiente de trabalho, pode-se considerar que é vantajoso separar as relações familiares dentro da organização no intento de elevar o grau de profissionalismo e alavancar os negócios.

 

Referências:

SILVA, S. P. M. dos S. A Influência do Vínculo Familiar na Gestão Empresarial: as Relações Familiares Interferem na Gestão?. Revista Valore, Volta Redonda, v. 4, (Edição Especial), p. 553-571, 2019. Disponível em: <https://www.google.com/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=&ved=2ahUKEwjojL3s6q32AhWvILkGHbJOAekQFnoECDwQAQ&url=https%3A%2F%2Frevistavalore.emnuvens.com.br%2Fvalore%2Farticle%2Fdownload%2F391%2F325&usg=AOvVaw3f3ToBjGH8ikr8NCXoau8c>. Acesso em 04 mar. 2022.

LONGENECKER, Justin G. et al. Administração de pequenas empresas. São Paulo: Thomson Learning, 2007.

 

Gostou do texto? Curta!

O conteúdo foi útil? Compartilhe.

Compartilhe esse artigo

SOBRE O CEPECAF

O CEPECAF – Centro de Pesquisa e Capacitação da Empresa Familiar tem como propósito dar visibilidade a um tipo de organização de extrema importância econômica e relevância social em nível mundial: a empresa familiar.

O CEPECAF nasceu na FCAV-UNESP, campus Jaboticabal – SP, sob a coordenação geral da Profa. Dra. Lesley Carina do Lago Attadia Galli, docente e pesquisadora da instituição. Atualmente, o grupo vem ampliando sua abrangência, englobando estudantes e pesquisadores de outras universidades brasileiras e do exterior.

A presença do CEPECAF em uma plataforma digital é uma conquista muito importante na medida em que aproxima ainda mais o grupo da comunidade, por meio da articulação de diferentes mecanismos de comunicação e interação junto ao nosso público-alvo.

Certificado pelo CNPq, o CEPECAF realiza diversas de atividades de ensino, pesquisa e extensão, esperando contribuir de maneira efetiva para o desenvolvimento e sustentabilidade das empresas familiares.

Cepecaf - Centro de Pesquisa e Capacitação do Agronegócio Familiar


    Endereço

    UNESP
    Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias - FCAV - campus Jaboticabal
    Departamento de Economia, Administração e Educação - DEAE

    Telefone

    (16) 3209-7259

    (16) 99975-0502

    Email

    contato@cepecaf.com.br