As empresas e os 17 objetivos para o Desenvolvimento Sustentável da ONU - Cepecaf

Cepecaf - Centro de Pesquisa e Capacitação do Agronegócio Familiar

(16) 3209-7259 | (16) 99975-0502
Cepecaf - Centro de Pesquisa e Capacitação do Agronegócio Familiar

Blog

As empresas e os 17 objetivos para o Desenvolvimento Sustentável da ONU

Hoje em dia falar em sustentabilidade já é algo presente no nosso cotidiano. Todo mundo de alguma forma quer viver em um mundo bom para as pessoas, as plantas, os animais. E as empresas, independente de seu porte, têm incluído a pauta da sustentabilidade no oferecimento de seus produtos. E isto ocorre porque além de ser estratégico e necessário, os consumidores têm valorizado produtos que têm ações em prol da sociedade e da natureza. E estas questões socioambientais são tão importantes que, em setembro de 2015, a Organização das Nações Unidas (ONU) aprovou a Agenda 2030, um documento de abrangência global, composta pelos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que propõe uma série de metas e iniciativas que devem ser realizadas de maneira colaborativa para tornar o planeta mais sustentável e com justiça social. Este acordo internacional, intitulado “Transformando Nosso Mundo: A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável” é um plano de ação para governos, empresas, organizações da sociedade civil e indivíduos para que seja cumprido até 2030.

A definição para desenvolvimento sustentável é que se atenda às necessidades das gerações presentes sem comprometer as futuras gerações de satisfazer suas próprias necessidades. Diante disto, é importante que se concilie o crescimento econômico, a inclusão social e a proteção ao meio ambiente.

Empresas com boas práticas de sustentabilidade possuem uma vantagem competitiva face às que não as adotam devido à atual tendência exigida, não só por stakeholders, como por outras empresas que se encontrem na cadeia produtiva. Além disso, os consumidores têm valorizado e adquirido produtos que têm um cuidado especial com a natureza e com o ser humano. Com isto percebemos que a sustentabilidade passou a ser estratégica para uma boa rentabilidade nas empresas. Portanto, o desenvolvimento sustentável é visto como uma fonte de sucesso, inovação e lucro para empresas.

Diante da importância de ações sustentáveis nas empresas, os 17 Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 poderão nortear estas práticas no mundo corporativo e na vida de todos nós. À primeira vista, olhados de forma superficial, estes objetivos podem parecer utópicos. Mas se para cada um deles, acrescentarmos uma pergunta para cada um de nós respondermos, eles se tornam urgentes, vitais e necessários. Iremos chamar estes objetivos de ODS – Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável, conforme a ONU os nomeia:

ODS 1 – Erradicação da pobreza – Pergunta: Você gostaria que todos tivessem acesso aos bens materiais que tornam um ser humano digno?

ODS 2 – Fome Zero e Agricultura Sustentável – Pergunta: É justo só alguns terem acesso à alimentação em um país farto de produtos agrícolas e comida?

ODS 3 – Saúde e bem-estar – Pergunta: É justo só uma minoria ter acesso à saúde e uma maioria, jovens, crianças, adultos, idosos, viverem sem forças e doentes?

ODS 4 – Educação de Qualidade – Pergunta: Uma boa educação, uma boa escola de ensino fundamental e médio e uma faculdade deveriam ser para todos ou só para alguns?

ODS 5 – Igualdade de Gênero – Pergunta: É justo e humano que os homens cisgêneros sejam colocados como superiores às mulheres e a outros gêneros na vida e no mercado de trabalho?

ODS 6 –  Água Potável e Saneamento – Pergunta: Como beber água potável, tomar um banho e usar um banheiro de forma confortável e com a consciência tranquila se a maioria não tem acesso à água potável e saneamento básico?

Para evitar que este texto se torne cansativo, porque imagino que já possa ter trazido uma reflexão e inquietação, convido a todos a consultar no Google, os demais ODS, conhecer suas propostas para uma sociedade justa e sustentável. Ah… e a se fazer perguntar juntinho dos ODS. Aliás, este calor que anda fazendo tem a ver com o cumprimento do ODS 13 – Ação contra a Mudança Global do Clima. Quando observarem os demais ODS, vejam que tem alguns diretamente ligados às empresas: ODS 8 – Trabalho Decente e Crescimento Econômico, ODS 9 – Indústria, Inovação e Infraestrutura, ODS 12 – Consumo e Produção Conscientes. ODS 17 – Parcerias e Meios de Implementação.

E a pergunta final é: Que objetivo(s) para o desenvolvimento sustentável você gostaria de defender no seu dia-a-dia e na sua empresa?

 

Gostou do texto? Curta!

O conteúdo foi útil? Compartilhe.

Compartilhe esse artigo

SOBRE O CEPECAF

O CEPECAF – Centro de Pesquisa e Capacitação da Empresa Familiar tem como propósito dar visibilidade a um tipo de organização de extrema importância econômica e relevância social em nível mundial: a empresa familiar.

O CEPECAF nasceu na FCAV-UNESP, campus Jaboticabal – SP, sob a coordenação geral da Profa. Dra. Lesley Carina do Lago Attadia Galli, docente e pesquisadora da instituição. Atualmente, o grupo vem ampliando sua abrangência, englobando estudantes e pesquisadores de outras universidades brasileiras e do exterior.

A presença do CEPECAF em uma plataforma digital é uma conquista muito importante na medida em que aproxima ainda mais o grupo da comunidade, por meio da articulação de diferentes mecanismos de comunicação e interação junto ao nosso público-alvo.

Certificado pelo CNPq, o CEPECAF realiza diversas de atividades de ensino, pesquisa e extensão, esperando contribuir de maneira efetiva para o desenvolvimento e sustentabilidade das empresas familiares.

Cepecaf - Centro de Pesquisa e Capacitação do Agronegócio Familiar


    Endereço

    UNESP
    Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias - FCAV - campus Jaboticabal
    Departamento de Economia, Administração e Educação - DEAE

    Telefone

    (16) 3209-7259

    (16) 99975-0502

    Email

    contato@cepecaf.com.br