Diagnóstico Estratégico: uma análise necessária para o sucesso - Cepecaf

Cepecaf - Centro de Pesquisa e Capacitação do Agronegócio Familiar

(16) 3209-7259 | (16) 99975-0502
Cepecaf - Centro de Pesquisa e Capacitação do Agronegócio Familiar

Blog

Diagnóstico Estratégico: uma análise necessária para o sucesso

O diagnóstico estratégico permite que o corpo gerencial acesse informações empresariais importantes para traçar um eficiente planejamento estratégico. A partir do momento em que são observados os pontos fracos e os pontos fortes da organização, também são definidas quais são as oportunidades e ameaças que esta empresa possui.

Não é à toa que comumente utilizamos o termo médico “diagnóstico” para nomear essa ação. O diagnóstico visa analisar a organização e suas operações, com o intuito de encontrar possíveis “enfermidades” que possam causar perdas e dificultar seu crescimento, ou até mesmo que possam levar à morte empresarial.

Podemos considerar o diagnóstico como um processo de autoconhecimento que também tem como premissa, a criação de uma estratégia. Além de permitir que a empresa chegue ao caminho almejado: o sucesso!

Muitos estudiosos entenderam que esse importante instrumento muitas vezes não era corretamente desenvolvido pelos dirigentes, justamente por falta de conhecimento ou de experiência. Os gestores sabiam da sua importância, mas não sabiam como desenvolvê-lo. Uma das grandes dificuldades em realizar um diagnóstico é impedir que olhares subjetivos e pessoais interfiram nessa análise.

Diante dessa dificuldade de realização, foram criados diversos modelos para facilitar a execução do diagnóstico empresarial. As ferramentas mais utilizadas são: matriz BCG, Análise de Pestel, 5 forças de Porter, Análise SWOT, ou comumente conhecida como FOFA no Brasil.

Cada uma delas tem seu próprio formato, possui diferentes formas de chegar às respostas e carrega características peculiares em seu desenvolvimento, mas todas partem de um objetivo único: fazer um raio-x da organização.

Os indicadores de desempenho ou comumente conhecidos como KPIs (Key Performance Indicator), entram nesse processo, como atores principais!

Podemos dizer que os indicadores são as métricas que a empresa vai eleger para realizar essa análise. Desse modo, a escolha dos KPIs se torna parte essencial do processo. Eles precisam traduzir o que os gestores desejam saber sobre a organização.

Nesse contexto, é possível afirmar que bom diagnóstico empresarial é realizado quando se escolhe o melhor método de aplicação. Ele deve condizer com a realidade da empresa e estar conectado aos objetivos que ela possui. Em outras palavras, ele deve ter conexão direta com a estratégia empresarial. Além disso, os indicadores de desempenho devem ser minuciosamente definidos, para que de fato evidenciem aquilo que se busca. Muitos diagnósticos não trazem as respostas que buscavam seus gestores, justamente por não refletirem exatamente o que almejavam no início da análise.

Através do diagnóstico realizado e com base nas respostas obtidas, a organização deve traçar programas e projetos, a fim de sanar as possíveis falhas que foram encontradas, mitigar os riscos e investir esforços nas oportunidades e forças que possui.

Está aí! Uma boa receita de como o autoconhecimento empresarial pode alavancar voos cada vez maiores às organizações.

 

Gostou do texto? Curta!

O conteúdo foi útil? Compartilhe.

Compartilhe esse artigo

SOBRE O CEPECAF

O CEPECAF – Centro de Pesquisa e Capacitação da Empresa Familiar tem como propósito dar visibilidade a um tipo de organização de extrema importância econômica e relevância social em nível mundial: a empresa familiar.

O CEPECAF nasceu na FCAV-UNESP, campus Jaboticabal – SP, sob a coordenação geral da Profa. Dra. Lesley Carina do Lago Attadia Galli, docente e pesquisadora da instituição. Atualmente, o grupo vem ampliando sua abrangência, englobando estudantes e pesquisadores de outras universidades brasileiras e do exterior.

A presença do CEPECAF em uma plataforma digital é uma conquista muito importante na medida em que aproxima ainda mais o grupo da comunidade, por meio da articulação de diferentes mecanismos de comunicação e interação junto ao nosso público-alvo.

Certificado pelo CNPq, o CEPECAF realiza diversas de atividades de ensino, pesquisa e extensão, esperando contribuir de maneira efetiva para o desenvolvimento e sustentabilidade das empresas familiares.

Cepecaf - Centro de Pesquisa e Capacitação do Agronegócio Familiar


    Endereço

    UNESP
    Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias - FCAV - campus Jaboticabal
    Departamento de Economia, Administração e Educação - DEAE

    Telefone

    (16) 3209-7259

    (16) 99975-0502

    Email

    contato@cepecaf.com.br