Liderança 4.0: Gestão Pós-Moderna e a necessidade de um novo perfil de profissional - Cepecaf

Cepecaf - Centro de Pesquisa e Capacitação do Agronegócio Familiar

(16) 3209-7259 | (16) 99975-0502
Cepecaf - Centro de Pesquisa e Capacitação do Agronegócio Familiar

Blog

Liderança 4.0: Gestão Pós-Moderna e a necessidade de um novo perfil de profissional

A agilidade da evolução tecnológica está impactando não somente os processos industriais como, principalmente, está demandando um novo perfil de liderança.

O conceito da pós-modernidade, aplicado ao mundo dos negócios, surgiu na década de 90. No entanto, é no século XXI, com a evolução da tecnologia e dos processos industriais, que esse conceito ganha força como um “modelo estratégico” capaz de permitir à organização uma maior competitividade nos negócios.

A gestão pós-moderna é marcada por uma estrutura mais horizontal, descentralizada e um discurso plural, contrapondo-se à gestão moderna, baseada na verticalização da estrutura organizacional, na centralização do poder e na burocracia.

Pode-se assumir então que, a gestão pós-moderna é uma gestão centrada nas pessoas, baseada na cooperação, colaboração e na participação.

Portanto, as equipes são autogerenciadas, multidisciplinares, os profissionais são engajados, comprometidos e envolvidos em todos os processos de decisão na organização, a busca pela melhoria contínua é enfatizada em todas as áreas e a comunicação flui livremente.

Dessa forma, é na gestão da pós-modernidade que emerge um novo conceito de líder, o líder 4.0, que apresenta um papel fundamental na promoção da criatividade, na gestão da diversidade e na fluidez da comunicação interna.

As organizações que conseguirem desenvolver o perfil do líder 4.0, se aproximando de um modelo de gestão pós-moderno, sairão na frente para atuarem em uma sociedade mais horizontalizada e conquistarão maior vantagem competitiva no mercado.

 

Gostou do texto? Curta!

O conteúdo foi útil? Compartilhe.

 

Compartilhe esse artigo

SOBRE O CEPECAF

O CEPECAF – Centro de Pesquisa e Capacitação da Empresa Familiar tem como propósito dar visibilidade a um tipo de organização de extrema importância econômica e relevância social em nível mundial: a empresa familiar.

O CEPECAF nasceu na FCAV-UNESP, campus Jaboticabal – SP, sob a coordenação geral da Profa. Dra. Lesley Carina do Lago Attadia Galli, docente e pesquisadora da instituição. Atualmente, o grupo vem ampliando sua abrangência, englobando estudantes e pesquisadores de outras universidades brasileiras e do exterior.

A presença do CEPECAF em uma plataforma digital é uma conquista muito importante na medida em que aproxima ainda mais o grupo da comunidade, por meio da articulação de diferentes mecanismos de comunicação e interação junto ao nosso público-alvo.

Certificado pelo CNPq, o CEPECAF realiza diversas de atividades de ensino, pesquisa e extensão, esperando contribuir de maneira efetiva para o desenvolvimento e sustentabilidade das empresas familiares.

Cepecaf - Centro de Pesquisa e Capacitação do Agronegócio Familiar


    Endereço

    UNESP
    Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias - FCAV - campus Jaboticabal
    Departamento de Economia, Administração e Educação - DEAE

    Telefone

    (16) 3209-7259

    (16) 99975-0502

    Email

    contato@cepecaf.com.br