Liderança 4.0: Gestão Pós-Moderna e a necessidade de um novo perfil de profissional

A agilidade da evolução tecnológica está impactando não somente os processos industriais como, principalmente, está demandando um novo perfil de liderança.
O conceito da pós-modernidade, aplicado ao mundo dos negócios, surgiu na década de 90. No entanto, é no século XXI, com a evolução da tecnologia e dos processos industriais, que esse conceito ganha força como um “modelo estratégico” capaz de permitir à organização uma maior competitividade nos negócios.
A gestão pós-moderna é marcada por uma estrutura mais horizontal, descentralizada e um discurso plural, contrapondo-se à gestão moderna, baseada na verticalização da estrutura organizacional, na centralização do poder e na burocracia.
Pode-se assumir então que, a gestão pós-moderna é uma gestão centrada nas pessoas, baseada na cooperação, colaboração e na participação.
Portanto, as equipes são autogerenciadas, multidisciplinares, os profissionais são engajados, comprometidos e envolvidos em todos os processos de decisão na organização, a busca pela melhoria contínua é enfatizada em todas as áreas e a comunicação flui livremente.
Dessa forma, é na gestão da pós-modernidade que emerge um novo conceito de líder, o líder 4.0, que apresenta um papel fundamental na promoção da criatividade, na gestão da diversidade e na fluidez da comunicação interna.
As organizações que conseguirem desenvolver o perfil do líder 4.0, se aproximando de um modelo de gestão pós-moderno, sairão na frente para atuarem em uma sociedade mais horizontalizada e conquistarão maior vantagem competitiva no mercado.
Gostou do texto? Curta!
O conteúdo foi útil? Compartilhe.