Projetar para Avançar! A importância de saber o caminho tão quanto o destino. - Cepecaf

Cepecaf - Centro de Pesquisa e Capacitação do Agronegócio Familiar

(16) 3209-7259 | (16) 99975-0502
Cepecaf - Centro de Pesquisa e Capacitação do Agronegócio Familiar

Blog

Projetar para Avançar! A importância de saber o caminho tão quanto o destino.

Sabemos que no mundo dos negócios as empresas buscam constantemente evoluir e desenvolver sua capacidade, seja produtiva ou mesmo a sua geração de riquezas. Quando uma empresa seja ela de pequeno ou grande porte almeja determinado patamar, intitulamos como objetivo estratégico, porém nessas ações tão importante quanto almejar o resultado, é traçar o caminho que se chegará até ele.

É neste sentido que a Gestão de Projetos se mostra como condutora da empresa para possibilitar que a mesma chegue no seu objetivo final. Essa gestão surgiu como ciência no início da década de sessenta, no século passado, mas foi a partir da criação do Project Management Institute (PMI), em 1969 através de um grupo de gestores que ela foi disseminada fortemente.

A gestão de projetos vale como um roteiro, um passo a passo das ações a serem realizadas para chegar ao objetivo estipulado, como também uma espécie de controlador do cumprimento de cada etapa.

Independentemente do tamanho da empresa, a sua administração estará diretamente ligada as áreas do conhecimento, por exemplo, recursos humanos, gestão de custos, marketing, produção, entre outros e em cada uma dessas áreas é possível estabelecer um ou mais projetos.

De forma geral as etapas da aplicação de um projeto consistem em:

  • Iniciação: definir os objetivos de um projeto, data de início e previsão de conclusão.
  • Planejamento: alinhar as expectativas as ferramentas necessárias para colocar em prática cada ação.
  • Execução: Colocar em prática as ações pautadas no planejamento seguindo o cronograma estipulado.
  • Monitoramento e Controle: Avaliar se as ações e reações do planejamento estão alinhas de acordo com o mesmo e validar o cumprimento destas ações. Vale ressaltar que nesta ação pode abranger a necessidade de replanejamento do projeto.
  • Encerramento: É a validação do cumprimento dos objetivos do projeto e alinhar se através deste há a possibilidade de desenvolver novos projetos.

Além de compreender as ações de forma sistêmica que consiste em aplicar um projeto, dentro de uma empresa ou até mesmo em intuições, o papel do gestor de projetos dentro deste cenário é crucial. É ele quem vai alinhar e validar o cumprimento de cada uma dessas ações.

Hoje com a fundamentada aplicação da gestão de projetos dentro das empresas existem inúmeras ferramentas que auxiliam no gerenciamento destes projetos, como por exemplo:

  • Microsoft Project
  • Jira
  • Artia
  • GanttProject
  • Bitrix24
  • Asana
  • Wrike
  • Trello

Essas ferramentas auxiliam fortemente na excussão de um projeto, facilitando assim o gestor em acompanhar o andamento e os resultados advindos de cada etapa. Assim como identificar o caminho para o objetivo é importante, tal quanto o objetivo final, através da gestão de projetos é possível cercar-se de possibilidades em desenvolver resultados além do objetivo inicial traçado.

 

Gostou do texto? Curta!

O conteúdo foi útil? Compartilhe.

Compartilhe esse artigo
    [ssba-buttons]

SOBRE O CEPECAF

O CEPECAF – Centro de Pesquisa e Capacitação da Empresa Familiar tem como propósito dar visibilidade a um tipo de organização de extrema importância econômica e relevância social em nível mundial: a empresa familiar.

O CEPECAF nasceu na FCAV-UNESP, campus Jaboticabal – SP, sob a coordenação geral da Profa. Dra. Lesley Carina do Lago Attadia Galli, docente e pesquisadora da instituição. Atualmente, o grupo vem ampliando sua abrangência, englobando estudantes e pesquisadores de outras universidades brasileiras e do exterior.

A presença do CEPECAF em uma plataforma digital é uma conquista muito importante na medida em que aproxima ainda mais o grupo da comunidade, por meio da articulação de diferentes mecanismos de comunicação e interação junto ao nosso público-alvo.

Certificado pelo CNPq, o CEPECAF realiza diversas de atividades de ensino, pesquisa e extensão, esperando contribuir de maneira efetiva para o desenvolvimento e sustentabilidade das empresas familiares.

Cepecaf - Centro de Pesquisa e Capacitação do Agronegócio Familiar


    Endereço

    UNESP
    Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias - FCAV - campus Jaboticabal
    Departamento de Economia, Administração e Educação - DEAE

    Telefone

    (16) 3209-7259

    (16) 99975-0502

    Email

    contato@cepecaf.com.br