Gestão de Cargos e Salários em Empresas Familiares - Cepecaf

Cepecaf - Centro de Pesquisa e Capacitação do Agronegócio Familiar

(16) 3209-7259 | (16) 99975-0502
Cepecaf - Centro de Pesquisa e Capacitação do Agronegócio Familiar

Blog

Gestão de Cargos e Salários em Empresas Familiares

Você, gestor de uma empresa familiar, já teve que tomar decisões salariais no momento da contratação e/ou promoção de um parente e teve dificuldades nesta definição?

Você, colaborador de uma empresa familiar, já teve a percepção de que os outros colaboradores com laços de parentesco com a família proprietária ganham mais que você, apesar de fazerem o mesmo trabalho ou até menos?

Você, colaborador com parentesco com a família proprietária já percebeu “olhares desconfiados” de outras pessoas da equipe, questionando se você ganhava mais devido aos laços familiares?

Se a resposta for sim a qualquer uma destas questões, você é uma das vítimas da falta de gestão de cargos e salários, que é muito comum em empresas familiares, principalmente as empresas de pequeno ou médio porte e pouco profissionalizadas.

O impacto desta falta de gestão é sentido por todas as partes envolvidas: os gestores proprietários que ficam sem um norteador para as decisões salariais, os colaboradores familiares que têm seus méritos questionados pelos colegas e os colaboradores sem laços de parentesco que podem se desmotivar pelas diferenças de remuneração.

A forma de evitar estes impactos é criar uma estrutura de cargos e salários que sirva como referência para as movimentações salariais de qualquer colaborador da empresa, independente do parentesco ou não.

Nesta estrutura, devem estar presentes: cargos com descrições bem definidas e escalonados conforme escopo e responsabilidade dos mesmos; faixas salariais elaborados com base em referências de mercado e política salarial com critérios transparentes para todos.

O sucesso desta estrutura de cargos e salários depende muito da adesão da liderança, que irá determinar o quanto a mesma será utilizada de fato; as exceções poderão existir, mas não podem se tornar regra. De qualquer forma, o primeiro passo essencial é a elaboração desta estrutura,  que ajudará a minimizar os desgastes tão comuns quando se mexe no “bolso” dos colaboradores.

 

Gostou do texto? Curta!

O conteúdo foi útil? Compartilhe!

Compartilhe esse artigo

SOBRE O CEPECAF

O CEPECAF – Centro de Pesquisa e Capacitação da Empresa Familiar tem como propósito dar visibilidade a um tipo de organização de extrema importância econômica e relevância social em nível mundial: a empresa familiar.

O CEPECAF nasceu na FCAV-UNESP, campus Jaboticabal – SP, sob a coordenação geral da Profa. Dra. Lesley Carina do Lago Attadia Galli, docente e pesquisadora da instituição. Atualmente, o grupo vem ampliando sua abrangência, englobando estudantes e pesquisadores de outras universidades brasileiras e do exterior.

A presença do CEPECAF em uma plataforma digital é uma conquista muito importante na medida em que aproxima ainda mais o grupo da comunidade, por meio da articulação de diferentes mecanismos de comunicação e interação junto ao nosso público-alvo.

Certificado pelo CNPq, o CEPECAF realiza diversas de atividades de ensino, pesquisa e extensão, esperando contribuir de maneira efetiva para o desenvolvimento e sustentabilidade das empresas familiares.

Cepecaf - Centro de Pesquisa e Capacitação do Agronegócio Familiar


    Endereço

    UNESP
    Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias - FCAV - campus Jaboticabal
    Departamento de Economia, Administração e Educação - DEAE

    Telefone

    (16) 3209-7259

    (16) 99975-0502

    Email

    contato@cepecaf.com.br