Design Thinking como opção na gestão de projetos direcionados ao negócio familiar

Um dos maiores desafios das organizações brasileiras hoje, é desenvolver de maneira estruturada a gestão de seus projetos, afim de transformar teoria em inovação, através de novos produtos e processos.
Um dos principais motivos que fazem com que projetos nas organizações não deem certo, está ligado à falta de criatividade, devido ao excesso de planejamento formal, controle e burocracia.
Consequentemente, os métodos tradicionais de gestão de projetos das organizações, estão dando espaço para métodos que sejam menos rígidos e mais colaborativos. Um desses métodos é o Design Thinking (DT), que tem sido utilizado, em sua maioria em cenários de complexidade e incerteza. Muitas empresas aderiram ao DT em busca de inovação, afim de obterem um diferencial para o seu crescimento.
O DT é capaz de gerar inovação em uma organização através de um processo com etapas e ferramentas definidas, baseadas no design. Além disso, nos dias de hoje, o DT é utilizado como uma metodologia que incentiva a pensar de forma criativa, auxiliando a resolução de problemas por meio da inovação.
Há três etapas essenciais no escopo do DT, a inspiração, a ideação e a implementação, demonstradas a seguir:
- Inspiração: O DT inicia-se com a identificação de um problema real, das circunstâncias, das partes envolvidas e das oportunidades que motivam a busca por soluções. Por isso, a indagação chave nessa fase é: “Qual é a solução que meus clientes precisam?”. O Storytelling é uma ferramenta que pode ser utilizada como auxilio nessa etapa, que é a combinação de observações e pesquisas em vinhetas a serem compartilhadas, de modo que a junção dos fatos com a emoção e o drama auxilia a criar um entendimento.
- Ideação: É nessa fase que ocorre o processo no qual os conceitos e as ideias são gerados e prototipados, objetivando a geração de inovação sobre os problemas identificados na etapa anterior. O Brainstorming pode auxiliar nessa etapa, pois tem como objetivo reunir um grupo de pessoas para geração abundante de ideias.
- Implementação: Após as soluções estarem definidas e terem sido inspiradas nas demandas do usuário, apresenta-se ao mercado a implementação da solução. Nessa fase, deve-se planejar o método que irá alcançar a realidade futura esperada, o que resulta na implicação da criação de protótipos de modelos de negócio, com o objetivo de avaliar os impactos nas atividades da organização como um todo. Os Feedbacks são ferramentas muito utilizadas nessa fase.
E aí, ficou animado para ir mais afundo na gestão de projetos do seu negócio?
Gostou do texto? Curta!
O conteúdo foi útil? Compartilhe.