Empresas familiares e marketing digital: uma conexão estratégica

Um dos grandes desafios das empresas familiares de pequeno e médio porte é estabelecer estratégias eficazes de penetração e crescimento no mercado, imprescindíveis para sua sobrevivência e perpetuidade.
A ampliação da participação de mercado se dá principalmente por meio da aplicação intensiva de ferramentas de comunicação de marketing.
As ferramentas tradicionais de comunicação de marketing, como por exemplo a propaganda em TV ou rádio, podem ser um investimento dispendioso para essas organizações que tanto necessitam de visibilidade para crescer.
Dentro deste contexto, o marketing digital surge como uma alternativa mais barata e dinâmica para as empresas familiares poderem executar de maneira assertiva a comunicação de seus produtos e serviços, bem como para fidelizar clientes.
O marketing digital pode ser definido como o conjunto de atividades que uma empresa (ou pessoa) executa online com o propósito de atrair novos negócios, criar relacionamentos e desenvolver uma identidade de marca.
Mais quais ferramentas de marketing online podem ser articuladas pelas empresas familiares?
Vamos conhecê-las:
- Sites: é uma coleção de páginas da web organizadas e localizadas em um servidor na rede. Um website pode tratar de diversos assuntos e disponibilizam as informações em forma de conteúdo de texto e mídia. As empresas devem criar sites que incorporem ou expressem seus objetivos e produtos, bem como sua história e visão, e que sejam atraentes à primeira vista e interessantes o suficiente para estimular novas visitas, dando atenção especial ao contexto e ao conteúdo. Os visitantes julgam o desempenho de um site com base em sua facilidade de uso e atratividade física;
- Anúncios em sites de busca: forma de propaganda paga por meio de anúncios pagos “por busca” ou “por clique” em sites de busca como o Google por exemplo. A otimização dos mecanismos de busca se tornou uma parte crucial do marketing, dado o grande montante gasto em pesquisa pelas empresas;
- Banners: são pequenas caixas retangulares que contêm texto e às vezes uma imagem que as empresas pagam para colocar em sites relevantes. Quanto maior o público atingido, mais caro será o anúncio;
- E-mail Marketing: é uma estratégia de promoção digital eficaz que envolve o envio de e-mails a uma determinada audiência. Essa valiosa tática pode ser usada para uma variedade de propósitos, incluindo gerar conversões, promover produtos ou gerar interesse e lealdade entre sua clientela e sua marca. Embora longe de ser uma novidade, o e-mail é um canal estratégico para quase todos os setores e uma das maneiras mais eficazes de converter visitantes/assinantes em clientes;
- Mobile Marketing: refere-se à publicidade multicanal e à estratégia de marketing digital utilizada para promover os produtos e serviços de uma empresa por meio de smartphones, tablets e outros dispositivos móveis de um público-alvo. Isso inclui sites, e-mail, SMS (serviço de mensagens de texto) e MMS (serviço de mensagens multimídia), redes sociais e aplicativos.
Essa estratégia de engajamento omnichannel, seja de curto ou longo prazo, está relacionada à crescente migração da atenção e do dinheiro dos consumidores em potencial para o mundo mobile. Para ganhar e manter a atenção, as empresas devem investir em conteúdo altamente estratégico e personalizado. Quando bem feito, o mobile marketing cria uma promoção personalizada para um usuário que está constantemente em movimento e conectado ao seu telefone por pelo menos 3 horas diárias. O mobile marketing tem o poder de elevar o valor de sua marca, bem como a demanda por seus produtos, criando uma conexão mais forte e em tempo real entre a empresa e seus clientes.
- Comunidades e fóruns online: assumem as mais variadas formas e tamanho. Muitos são criados por consumidores ou grupos de consumidores sem interesses comerciais ou ligações com empresas. Outros são patrocinados por empresas, e seus membros se comunicam com a empresa e entre si por meio de postagens, mensagens instantâneas e salas de bate-papo sobre interesses especificamente relacionados com produtos e marcas da empresa. Essas comunidades e fóruns on-line podem ser um recurso valioso para as empresas e oferecer múltiplas funções tanto para a coleta quanto pela transmissão de informações fundamentais;
- Blogs: abreviação para weblog, é uma espécie de diário online que aborda um assunto específico escolhido pelo seu autor. O blog é apresentado em texto, mas pode conter imagens, fotos, vídeos ou outras mídias que o autor considere importante para o assunto. Geralmente, os autores dos blogs mantêm publicações constantes. Essas publicações são chamadas de posts e são uma base importante para uma boa estratégia de marketing digital. Um blog pode ser conduzido como um endereço particular (originalmente, a ferramenta foi pensada para diários pessoais na internet), como um portal com posts sobre assuntos dentro de um tema específico (como o CEPECAF por exemplo), ou como uma forma de empresas publicarem atualizações específicas a parceiros e consumidores.
- Redes Sociais: são estruturas formadas dentro ou fora da internet, por pessoas e organizações que se conectam a partir de interesses ou valores comuns. Muitos confundem com mídias sociais, porém as mídias são apenas mais uma forma de criar redes sociais, inclusive na internet. Temos como exemplo o Facebook, o Instagram;
- Buzz marketing: estratégias de marketing que visam aumentar o alcance de uma mensagem da marca utilizando as pessoas como canal. Para isso são criadas ações que estimulam o desejo das pessoas de falar sobre um determinado assunto. O termo Buzz Marketing se popularizou com o crescimento das redes sociais. Geralmente o conteúdo comunicado produz excitação, gera publicidade e transmite novas informações relevantes relacionadas com a marca por meios inesperados ou até mesmo ultrajantes; e
- Marketing Viral: forma de comunicação boca a boca online, que estimula os consumidores a passarem adiante pela internet informações sobre bens e serviços. Contempla uma série de técnicas para espalhar mensagens a um grande número de pessoas num tempo muito curto. E, assim como o boca-a-boca, quem leva a mensagem de uma pessoa a outra é o próprio público. O que mostra que, quem faz o Marketing Viral é o público, e não a marca, pois são os receptores da mensagem que disseminarão a mensagem.
Vale destacar que, embora o marketing digital seja peça chave para o desenvolvimento e expansão de uma marca na atualidade, o uso das respectivas ferramentas implica em maior complexidade, sendo recomendável que as organizações familiares busquem parceiros de negócios que as ajudem na implementação e uso dessas ferramentas.
Uma campanha de marketing digital pode ficar muito mais barata que uma campanha de marketing tradicional, porém, só trará resultados efetivos se for feita adequadamente.
Não se deve se confundir acessibilidade com algo feito de qualquer maneira ou por profissionais não qualificados.
Nesse sentido, a escolha do “profissional certo” é um fator crítico de sucesso e, por isso, listamos a seguir alguns conhecimentos e competências que a assessoria de marketing digital deve apresentar no planejamento e execução da estratégia de marketing digital:
- entender como funciona a empresa e quais são seus objetivos;
- fazer uma análise detalhada da concorrência;
- definir ou aperfeiçoar a persona;
- aperfeiçoar a imagem da marca e definir o “tom” da comunicação;
- determinar a criação ou aperfeiçoamento do site da empresa e loja virtual se for o caso;
- definir as estratégias de conteúdo;
- planejar a presença nas redes sociais;
- definir a estratégia de e-mail marketing que serão utilizadas nas campanhas e respectivas plataformas digitais;
- acompanhar a execução da estratégia;
- acompanhar os resultados e analisar as métricas;
- propor alterações sempre que for necessário para que os objetivos sejam alcançados de forma personalizada de acordo com as necessidades da empresa.
Gostou do texto? Curta
O conteúdo foi útil? Compartilhe!